Começa curso da Universidade Federal em Paranavaí e Nova Londrina


  

Começou em Paranavaí no último sábado o Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio da Universidade Aberta do Brasil.

Foram implantados núcleos em Paranavaí (sede da aula inaugural) e em Nova Londrina. O curso de pós-graduação é ministrado através da Universidade Federal do Paraná (UFPr) e contribui para elevar o total de vagas ofertadas em ensino de terceiro grau e pós-graduação, reiterando a nova vocação de centro universitário, consolidada por Paranavaí nos últimos três anos.

Nesta etapa são 32 estudantes na especialização em Paranavaí, somando-se aos 96 alunos do curso de Métodos e Técnicas de Ensino, em atividade desde o ano passado, bem como aos novos 80 alunos do Curso de Pedagogia (terceiro grau), cujas matriculas já foram efetuadas após vestibular no final de 2007. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) funciona na Escola Municipal Santos Dumont, possuindo toda estrutura para esta modalidade (à distância).

Além da UFPR, que passa a ministrar o curso na área da saúde, já estão presentes em Paranavaí na UAB a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul com o Curso de Pedagogia, bem como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Campus de Medianeira), com a especialização em Métodos e Técnicas de Ensino. A vocação universitária da cidade se confirma pela tradição da Fafipa (Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí), além da Unipar (Universidade Paranaense), diversas outras iniciativas da modalidade à distância e a recém-inaugurada Fatec, com aulas 100% presenciais.

Outro salto gigantesco em fase de implantação é o Instituto Federal Tecnológico (IFET), cuja implantação está confirmada para este ano. Nos próximos meses começa a construção do prédio própria da instituição em terreno no Jardim Oásis. O IFET é a concretização de um sonho regional, que deve despertar o interesse de estudantes de todo o país. Uma conquista viabilizada pela Prefeitura de Paranavaí em conjunto com parceiros regionais e o Governo Federal.

A professora Marineli Méier, coordenadora do Departamento de Enfermagem da UFPR, representou a instituição no evento. Também coordenadora do Curso de Especialização em Saúde, Marineli falou das atividades de expansão da universidade. Doutora e com larga carreira universitária, a professora lembrou que a viabilidade do trabalho passa pela vontade política e administrativa dos municípios, bem como apoio das secretarias de Educação e Saúde das cidades. Ela desejou êxito aos novos alunos e agradeceu o empenho dos prefeitos Maurício Yamakawa e Arlindo Troian, de Paranavaí e Nova Londrina, respectivamente.

Os secretários de educação Pedro Baraldi (Paranavaí) e Ana Spinardi (Nova Londrina), falaram da importância das conquistas. Ambos apresentaram balanços positivos da educação e conformaram a determinação política dos prefeitos para a concretização do sonho da Universidade Aberta do Brasil, que oferece oportunidades para toda a população, com cursos gratuitos e de qualidade reconhecida nacionalmente.

A secretária de Educação de Assai, Norte do Paraná, veio conhecer a experiência regional e se surpreendeu com o trabalho feito. “Vim parabenizar pela forma como estão conduzindo”, detalhou em conversa com o prefeito Mauricio Yamakawa. Ainda durante o evento foram apresentadas em vídeo as mensagens do reitor da UFPr, Carlos Augusto Moreira Júnior, bem como da diretora do Núcleo de Educação à Distância (NEAD), Maria Isabel de Almeida.

O prefeito Mauricio Yamakawa falou das perspectivas regionais a partir da evolução da educação de terceiro grau. Ele fez um paralelo com a economia, que aponta crescimento representativo nos últimos três anos, inclusive com diversificação da produção no campo. A diversificação, fruto do bom momento econômico e do apoio concedido através da Bolsa de Arrendamento de Terra, está garantindo valorização dos produtos e profissionalização das cadeias, inclusive da pecuária.

Tal cenário está levando Paranavaí a uma situação de pleno emprego, lembra o prefeito, condição que exige mais educação e qualificação, o que está sendo buscado em todos os níveis pela Prefeitura e, de forma diferenciada, no ensino de terceiro grau e de especialização. A Agência do trabalhador confirma a evolução paranavaiense, com vasta oferta de vagas em empresas e aumento representativo da intermediação da mão-de-obra nos últimos anos.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto