Começam as aulas do primeiro módulo da pós-graduação viabilizada pelo município


  

Começaram no último sábado as aulas referentes ao primeiro módulo do Curso de Método e Técnica de Ensino (pós-graduação) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), benefício conquistado pelo município e desenvolvido em parceria com o Governo Federal.

Trata-se de uma educação gratuita e de qualidade, feita através da Universidade Federal do Paraná – Campus de Medianeira.

Para que o município receba esse e outros cursos já aprovados, dentre os quais, o de Pedagogia, cujo processo de seleção já está em curso com as inscrições começando no dia 22, a Prefeitura do município fez grandes investimentos. Na prática, a Secretaria de Educação vai além das suas atribuições e potencializa a vocação de Paranavaí de tornar-se um pólo educacional, opina o secretário Pedro Baraldi. A responsabilidade do município é apenas com a educação infantil e ensino fundamental.

No entanto, por orientação do prefeito Maurício Yamakawa, os esforços estão sendo feitos no sentido de garantir o acesso ao ensino de terceiro grau e também de especialização, reforça. Os recursos investidos são do próprio município e não fazem parte da verba da educação, esclarece Baraldi. Com recursos da união foram adquiridos 30 computadores, devidamente equipados com impressoras e demais recursos tecnológicos.

Para viabilizar o recurso, a cidade contou com a intervenção do deputado federal Alex Canziani. O município comprou outras dez máquinas completas e também investiu na estrutura do prédio e mobiliário. A Universidade Aberta do Brasil (ensino á distância) funciona na Escola Municipal santos Dumont.

No último sábado foi iniciado o módulo, denominado Utilização de Multi Meios, com carga de 16 horas. Três professores do Campus de Medianeira da UTFPR fazem o acompanhamento dos estudantes. O coordenador geral do Curso à Distância, César Cardoso, esteve na cidade participando das atividades. As atividades do pólo de Paranavaí são coordenadas pela professora Josefa Bezerra Obana.

Por ocasião dessa aula inicial, o prefeito Maurício Yamakawa visitou a instituição, quando reiterou os votos de sucesso aos alunos. Ele lembrou que a cidade avança na educação, inclusive no ensino superior, com conquistas estratégicas como o campus da Universidade Federal Tecnológica, já garantido para 2008. Para o prefeito, é importante que a secretaria de Educação ultrapasse as suas atribuições, oportunizando a democratização do ensino, tornando-o verdadeiramente para todos. “A Universidade Aberta tem essas características”, comemora.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto