Comissão do Instituto Federal vem a Paranavaí nesta quinta-feira


  

Nesta quinta-feira (23/10), o prefeito de Paranavaí, Mauricio Yamakawa, recebe uma comissão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, para tratar sobre as futuras instalações da instituição de ensino na cidade, conquistada no ano passado.

A chegada da comissão está prevista para final da manhã. O primeiro compromisso será uma reunião no gabinete de trabalho do prefeito.

Fazem parte da comissão os professores Alípio dos Santos Leal Neto, reitor do Instituto Federal, e Irapuru Haruo Flórido, integrante da comissão de obras da instituição, além de Lucy Nozomi Hayashi Araújo, arquiteta responsável por dois projetos do Instituto Federal no Paraná. Em Paranavaí, o projeto também ficará por conta de Lucy, para garantir o mesmo padrão de construção nas oito unidades do estado.

Eles também visitarão o terreno onde o Instituto Federal será construído, já pensando na implantação da unidade de Paranavaí. Antes, porém, visitarão um dos três cursos do projeto Escola de Fábrica, que atende 60 alunos na cidade. Um projeto arrojado, pois, além de oferecer qualificação profissional e todo o material necessário para o treinamento, também dá uma bolsa-auxílio em dinheiro. Este projeto é uma parceria do Governo federal com o município, realizado através do Instituto Federal. Na prática, o instituto já está em Paranavaí com estes cursos, o que reforça a importância da presença com toda a sua estrutura, o que inclui cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e até doutorado, o que será implantado em etapas.

Grande conquista regional - O Instituto Federal é uma grande conquista para o município, pois trata-se de uma instituição voltada para a formação de mão-de-obra especializada, de acordo com a vocação regional. Os cursos oferecidos atenderão a demanda do mercado de trabalho da região noroeste e devem atrair estudantes de vários locais do país, fortalecendo Paranavaí como pólo universitário regional.

As primeiras reuniões que definiram quais estratégias poderiam ser adotadas foram realizadas em 2006. De lá para cá, Mauricio Yamakawa reuniu empresários, educadores e líderes comunitários de municípios de toda a região para dar corpo à idéia de investir em políticas conjuntas que garantissem o sucesso do Instituto Federal de Paranavaí. Diversos estudos técnicos foram realizados até que em 2007 houve a confirmação do município como sede de uma das unidades da instituição.

Neste ano, Mauricio Yamakawa sancionou uma lei municipal autorizando a doação de um terreno de 93 mil metros quadrados para a construção. Uma área retangular ampla, o terreno dá a possibilidade de expansão das instalações do Instituto Federal e vai racionalizar os custos da obra. O lançamento da pedra fundamental foi realizado no dia 30 de maio deste ano e o início das obras depende somente do final do processo de licitação.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto