Conselho do Fundeb de Paranavaí se reúne com o prefeito


  

Membros do Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) de Paranavaí se reuniram ontem (segunda-feira) com o prefeito Rogério Lorenzetti para discutir sobre aumento salarial para os professores do município e uma nova sala de reunião para o grupo.

Conselho do Fundeb de Paranavaí se reúne com o prefeito
Conselho do Fundeb de Paranavaí se reúne com o prefeito

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb é um colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal.

O conselho não é uma unidade administrativa do governo. Assim, sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da administração pública local. “Faço questão que vocês fiscalizem assim como o observatório social tem feito no município, porque esta é uma gestão transparente. Além disso, ofereço o salão nobre e até mesmo a minha sala para que vocês possam fazer as suas reuniões”, destacou Rogério.

Quanto ao aumento salarial, solicitado pelo grupo para os próximos meses, Rogério firmou o compromisso de estudar o pedido, mas explicou que o município se encontra, no momento, próximo do limite da folha de pagamento permitido pelo Tribunal de Contas. “Estamos perdendo bons professores para o Estado por causa da diferença de pagamento”, destacou Maria Isabel Consalter, membro do Conselho.

“Todos nós precisamos e queremos ganhar mais, mas não podemos esquecer que existe a Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, estamos com diversas obras de construção de escolas, entre outras, que irão precisar da contrapartida do município, o que vai exigir muitos recursos. Peço a compreensão de vocês neste momento e me comprometo a corrigir o salário de acordo com o piso aprovado por lei e estudar o aumento no próximo ano”, declarou Rogério.

“O prefeito Rogério tem colaborado muito com a Secretaria de Educação. No início deste ano, inclusive, ele contratou 19 profissionais para as nossas escolas, para que nenhuma criança começasse as aulas sem um professor devidamente formado em sala de aula. É incoerente querer fazer as coisas de forma atropelada e ter o risco de comprometer o município, por isso pedimos a compreensão de vocês”, afirmou a secretária Cida Gonçalves.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto