Conselho vai assessorar programas de educação alimentar da rede municipal


  

Assessorar e fiscalizar os programas de assistência e educação alimentar da rede municipal de ensino é o objetivo do mais novo conselho de Paranavaí. Trata-se do CAE (Conselho de Alimentação Escolar). A posse dos integrantes foi realizada ontem (3) à tarde durante reunião com o prefeito Mauricio Yamakawa. A Lei nº 2.963/2007, que instituiu o Conselho, é de autoria do Executivo.

Com a implementação do CAE, a cidade possui agora 28 conselhos formalizados, sendo quatro apenas na área educacional. São eles: Conselho do Fundeb, Conselho do Magistério e Conselho Municipal de Educação. O CAE tem mandato de dois anos (biênio 2007/2009) e é formado por integrantes das Associações de Pais e Mestres, professores da rede municipal, representantes da Câmara de Vereadores e Executivo. Yamakawa salientou a reorganização comunitária que Paranavaí vive atualmente com o crescimento substancial dos conselhos. “Nossa cidade tem acompanhado essa evolução democrática que é recorrente no país”, disse. Sobre a terceirização da merenda escolar, que será implementada em caráter experimental em cinco escolas, Yamakawa disse que já era um projeto desde o início da gestão.

Pedro Baraldi, secretário de Educação, explicou que a fiscalização era feita sob a Legislação Federal, com supervisão do FNDS (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). “A partir de agora, com a Lei Municipal, o Conselho terá poderes para agir dentro do município, o que vai legitimar mais ainda os órgãos que compõem o CAE”, relatou.Baraldi ainda colocou a Secretaria de Educação a disposição dos conselheiros, com acesso as escolas e toda documentação para consulta. O secretário adiantou as escolas que terão merenda terceirizada em caráter experimental. São: Rotary Arenito, Dácia Fortes, Neuza Pereira Braga, Elza Grassioto Caselli e Getúlio Vargas. Só nessas escolas são servidas 2 mil refeições diárias.

O secretário destacou que o objetivo da terceirização é melhorar a qualidade do serviço aumentando assim a diversificação dos produtos bem como a de fornecedores. “O Conselho também irá assessorar esta terceirização”, afirmou. Juliana Possebon Delgado, que representa a APM da Escola Isbela Felippe, falou da importância do conselho. “Fico muito contente em colaborar”, simplificou.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí
http://www.paranavai.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=1688






Design by Gustavo Picoloto