Curso vai capacitar profissionais da educação sobre políticas do FNDE


  

Uma manhã repleta de atividades. Foi desta forma que professores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação de Paranavaí começaram nessa sexta-feira o primeiro módulo do curso Formação pela Escola.

Trata-se de um curso do Ministério da Educação que está sendo levado para todo o país. Paranavaí é um dos 19 municípios do Paraná participantes.

O Formação pela Escola é um programa na modalidade a distância e tem como objetivo capacitar os profissionais da educação sobre as políticas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Cada estado possui um coordenador. No Paraná, há quatro orientadores que acompanham o curso nas 19 localidades que aderiram ao Formação pela Escola. E cada município possui um tutor.

O curso possui quatro módulos. O primeiro diz respeito às competências básicas do Fundo: como funciona, a estrutura, onde e como os recursos podem ser aplicados. Na segunda etapa, os participantes passam para os módulos temáticos, que contemplam os seguintes programas: Dinheiro Direto na Escola; Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar; do Livro; e Nacional de Alimentação Escolar.

A primeira parte presencial do curso foi ministrada nessa sexta-feira pela orientadora do curso e representante da Secretaria Estadual de Educação, Cynthia Werpacchowski. “É um projeto novo, iniciado em 2006, com o objetivo de capacitar toda a comunidade escolar sobre os programas do FNDE”, comentou a orientadora, destacando que essas informações são importantes para dar transparência às ações educacionais. “Os municípios que já aderiram têm esta consciência em fiscalizar onde e como os recursos são empregados”.

O prefeito Mauricio Yamakawa participou da abertura do curso e comentou sobre as últimas conquistas do município na área educacional. Yamakawa reiterou a importância do treinamento. “O curso é uma forma de dar transparência às ações. É uma satisfação ver o interesse dos professores do nosso município.” O prefeito fez a entrega simbólica do kit de materiais e agradeceu à Secretaria Estadual de Educação em oportunizar aos municípios esta formação.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto