Cursos de metalmecânica vão preparar profissionais para os novos desafios


  

Os novos desafios do mercado requerem profissionais treinados. Com esse foco, o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – inaugurou nesta quinta-feira a área para os novos cursos de metalmecânica, dentro da estrutura (antigo Iva) viabilizada em parceria com a Prefeitura do município.

“O grande perigo para o futuro não é a falta de energia. É o apagão do conhecimento”. Com essa afirmação, o coordenador regional da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, José Carlos Becheuser, falou da importância dos treinamentos e desejou sucesso aos novos alunos.

Ele destacou que os alunos representam uma parte importante para que o “apagão” não aconteça. Também falou da parceria com o município, que tem viabilizado a formação de novos profissionais e o desenvolvimento da indústria na região. Gerente do Senai em Paranavaí, Sílvia Tuler fez um histórico dos últimos três anos de trabalho. Ela apresentou ainda um resumo das atividades do Senai, iniciadas em 1990. De lá para cá uma constante evolução, que culmina na grande estrutura possibilitada pela parceria com o município e entregue no ano de 2006.

Entusiasta da qualificação profissional como agente de novas oportunidades, o prefeito Mauricio Yamakawa apresentou um resumo das conquistas do setor. Lembrou o grande número de empregos gerados por causa do fomento do município e do empreendedorismo da iniciativa privada. Yamakawa elogiou iniciativas da classe empresarial e apontou projetos como o Escola de Fábrica, viabilizado pelo município em parceria com o Governo federal. Como avalia, trata-se de um mecanismo para somar forças ao trabalho do Senai.

Para o prefeito, o cenário positivo da expansão industrial constitui um passo fundamental de pleno desenvolvimento. No entanto, existem outros desafios a serem superados. Para ele, o principal é reduzir as diferenças entre pobres e ricos. “O caminho é o conhecimento”, reiterou, enumerando as milhares de oportunidades seja através dos parceiros da Fiep, através do Provopar ou de programas governamentais.

O prefeito apresentou o projeto da indústria de calçados profissionais que está se instalando na cidade. A empresa (Ferrari Calçados) deve gerar cerca de 300 empregos em um ano. O desafio é ter essa mão-de-obra capacitada, aproximando o cidadão da oportunidade de emprego. “Nós estamos no caminho certo. È preciso a participação de todos na construção dessa sociedade justa”, pediu. Após a cerimônia de lançamento, autoridades e comunidade conheceram as instalações onde vão acontecer os treinamentos.

Os cursos de metalmecânica oferecem oportunidade de treinamento para soldadores, torneiros mecânicos e básicos de mecânica industrial. O Senai também oportuniza cursos nas áreas de elétrica, automotiva, confecção, eletroeletrônica e segurança do trabalho. Informações complementares podem ser obtidas através do telefone (44) 3424-6221. A administração do Senai funciona nas instalações situadas na rotatória do Jardim São Jorge.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto