Diretores de faculdades discutem projeto Paranavaí Cidade Universitária com prefeito

Rhema Educacao


Os diretores das quatro instituições de ensino superior de Paranavaí estiveram, nesta
segunda-feira (17/9), no gabinete do prefeito KIQ para discutir um projeto de
desenvolvimento para cidade. A ideia do grupo de trabalho formado pelos representantes das faculdades é criar uma identidade de Paranavaí como cidade universitária.

“Temos nos reunido e pensado no futuro de Paranavaí, das instituições, pensado no fato de que temos muitos alunos daqui indo para Maringá para fazer os mesmos cursos que ofertamos - e a maioria não é para instituições gratuitas. Estão correndo riscos nas estradas e pagando mensalidades iguais aos alunos das nossas faculdades particulares daqui. Ou seja, não é uma questão financeira, é questão de começarmos a criar uma identidade de Paranavaí como uma cidade universitária mesmo”, destacou a professora Edwirge Vieira Franco, diretora do Campus da Unipar.

A professora Edwirge esteve no gabinete do prefeito KIQ junto com os diretores Gilmar de Oliveira (Fatecie), José Barbosa Dias Júnior (IFPR) e Edmar Bonfim de Oliveira
(Unespar).Uma das ações previstas para o grupo de trabalho das instituições de ensino
superior é retomar, já no próximo ano, o evento Paranavaí Universitária - Mostra de
Profissões.

“Nós conversamos e tivemos a ideia de começar a trabalhar em conjunto com as nossas instituições para transformar para Paranavaí em uma cidade universitária. As pessoas precisam ver todo o potencial educacional que nossa cidade e região têm. Temos quatro universidades (duas públicas e duas particulares) em uma cidade com 90 mil habitantes, além de outros 7 polos de instituições com ensino à distância que estão consolidados aqui. Por isso é importante nos unirmos, fazermos trabalhos integrados com nossas instituições. Quando nós, dentro das nossas universidades, agirmos com consciência de que estamos em uma cidade universitária, e conseguirmos que a comunidade enxerguem isso também, traremos uma grande valorização para nossa cidade e certamente isso vai contribuir muito para o desenvolvimento de toda a nossa região”, enfatizou a diretora da Unipar.

Para o prefeito KIQ, são iniciativas como esta que ajudam a alavancar o desenvolvimento da cidade. “Em uma cidade, é preciso ter várias tipos de oportunidades de Educação - o ensino presencial, o semi-presencial, à distância. Porque hoje cada um tem um ritmo de aprendizado e disponibilidade de tempo diferente. Mas todos podem se capacitar, estudar, se formar. Nossa cidade tem muitas boas oportunidades para quem quer investir em conhecimento. Só podemos potencializar toda a capacidade da nossa cidade, se nos unirmos, trabalharmos juntos, somarmos forças. E a Prefeitura é parceira de iniciativas que agregam, que somam, que trazem coisas boas para nossa cidade”.

Para as próximas ações, a Prefeitura vai participar das conversas com o grupo de
instituições de ensino superior e discutir as formas de apoio ao projeto Paranavaí Cidade Universitária.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto