Educação recebe Moção de Aplauso em reconhecimento à nota do IDEB


  

A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e as diretoras de todas as 19 escolas municipais foram homenageadas na noite desta segunda-feira (29/10) durante sessão solene na Câmara Municipal de Paranavaí. O município recebeu uma Moção de Aplauso pelo desempenho no último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Com o índice de 7,4 em 2017, Paranavaí aparece com a 6ª melhor nota do Paraná, à frente de municípios de igual ou maior porte, como Umuarama (6,6), Cianorte (6,8), Maringá (6,9), Londrina (7,1) e Foz do Iguaçu (7,2) e também muito acima das médias estadual (6,3) e nacional (5,8).

“Cada uma das escolas do nosso município merece nosso reconhecimento por essa conquista. Não é uma conquista individual, mas sim resultado do trabalho em equipe. Coordenar uma equipe não é fácil, mas a boa coordenação traz excelentes resultados. E é isso que estamos assistindo em nossa cidade. Estar entre as seis melhores notas do Estado do Paraná é resultado de trabalho, de dedicação, de comprometimento. Conseguir fazer uma escola pública ter bom desempenho exige um trabalho árduo, feito por quem efetivamente ama o que faz. E por isso, vocês têm o respeito dessa Casa. Estudei em escola pública e consegui, com muito esforço, vencer na vida. Mas o meu sonho é uma escola pública onde estude o filho do patrão e o filho do empregado, recebendo a mesma Educação, a mesma informação e a mesma oportunidade para o futuro. E estou certo de que as escolas de Paranavaí têm trabalhado muito para garantir este futuro para as nossas crianças”, destacou o vereador Leônidas Fávero Neto, falando em nome da Câmara Municipal.

O IDEB é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho aliadas às taxas de reprovação, aprovação e evasão escolar. As informações para o cálculo da média são obtidas através de exames padronizados, como a Prova Brasil, que são elaborados e corrigidos pelo Ministério da Educação. As provas são aplicadas aos estudantes que estão no final das etapas de ensino (5ºs anos para a rede municipal de ensino, e 9ºs anos para a rede estadual) para avaliar o rendimento escolar. O IDEB é medido de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares.

Em Paranavaí, foram avaliados 978 alunos dos 5ºs anos de todas as 19 escolas municipais. “A prova é toda elaborada pelo MEC (Ministério da Educação), aplicada
por uma equipe contratada por eles. Os professores do município não têm acesso à prova e nem acesso às salas de aula no dia da prova. É um teste muito difícil,
no mesmo formato do Enem. A avaliação é muito rigorosa. A prova tem questões fáceis, médias e complexas e a avaliação é feita em cima do que se chama de TRI - Teoria de Resposta ao Item. Se a criança não consegue acertar as questões básicas e acerta as complexas, a nota cai, porque se deduz que o aluno ‘chutou’ a resposta. Não é só uma questão de número de respostas certas, mas de qualidade de acertos, um equilíbrio de acertos com relação à complexidade dos assuntos”, explicou a secretária de Educação, Adélia Paixão.

Das 19 escolas avaliadas no município, 16 delas aumentaram as notas em relação ao IDEB 2015. A Escola Municipal Santa Terezinha, por exemplo, passou de 5,5 em 2015 para 7,1 em 2017, um aumento de 1,6 pontos na média. Além disso, quatro escolas do município ficaram com médias acima de 8,0. A maior nota foi da Escola Municipal Maria Schueroff Back - 8,4.

Na avaliação da secretária, Adélia Paixão, “o aumento de 0,7 pontos na média do último IDEB se deve a todo trabalho realizado nas escolas, orientado pela equipe da Secretaria de Educação. Mas, principalmente, ao empenho dos professores no trabalho em sala de aula com os alunos. O município investe adequadamente para melhorar sempre a qualidade do ensino, e todo investimento tem um retorno muito positivo, especialmente para as crianças, que se desenvolvem de maneira integral e tem um mundo de oportunidades se abrindo para elas. Esta é uma conquista compartilhada, que reflete realmente o trabalho em equipe, sempre pensando em um futuro de qualidade para as nossas crianças”, finalizou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto