Elaboração do Plano Municipal de Educação


  

Paranavaí deu início, na última quinta-feira, à elaboração do Plano Municipal de Educação (PME).

Professores e diretores da rede municipal de ensino, representantes de escolas estaduais e de instituições particulares reuniram-se para conhecer os objetivos do PME: fazer o diagnóstico da situação atual da educação no município e propor metas e projetos para os próximos dez anos.

Na ocasião, o prefeito Mauricio Yamakawa assinou a Portaria nº 78, de 21 de fevereiro de 2008, que constitui a comissão de elaboração do PME. Trata-se da criação de 14 grupos de trabalho que desenvolveram projetos em diversos temas, entre os quais, educação à distância, cursos técnicos e profissionalizantes, educação infantil e ensino superior. O prefeito destacou a participação da comunidade nas decisões da administração municipal, quando apontou a necessidade de haver representação de toda a sociedade civil na elaboração do PME. “Vamos melhorar consideravelmente a educação não somente de Paranavaí, mas também de todo o país”, afirmou.

O plano é o primeiro passo para que o município alcance uma educação de primeiro nível, conforme ressaltou Yamakawa, que também lembrou: “todos os programas de educação do governo federal estão funcionando em Paranavaí”. Depois de citar os avanços que o município teve na área da educação, o secretário municipal de Educação, Pedro Baraldi, e pediu com instância: “que nós deixemos para a história de Paranavaí um plano de educação que possa garantir a seqüência dos trabalhos realizados até agora e que têm dado certo”. Ele explicou que o PME é uma exigência do governo federal e está previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC).

O vereador César Alexandre também destacou a necessidade de elaborar um plano que garanta a continuidade de diversos projetos desenvolvidos no município. A intenção, segundo ele, é elevar o nível de ensino em todos os níveis e etapas, buscando a erradicação do analfabetismo. “Além de tudo, o PME é uma ferramenta que vai melhorar as condições de trabalho dos professores”, disse.

Para a professora Shirley Piccioni, palestrante do evento, disse que uma sociedade mais justa e mais humana só se constrói através da educação, o que aponta a importância da elaboração do PME. Conforme ela, deve ser criado de forma coletiva, sempre garantindo condições para que toda a sociedade possa participar do processo de elaboração. O lançamento do PME foi realizado no Teatro Municipal Doutor Altino Afonso Costa e contou com a presença de integrantes dos conselhos municipais do Magistério, da Educação e do Fundeb e de representantes do Codep, Unipar, Fafipa, Núcleo Regional de Educação, Sanepar, Ceebja e Suderhsa.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto