Empregadores e trabalhadores podem dar sugestões de cursos que atendam a demanda do mercado em Paranavaí


  

O Programa Projovem Trabalhador, do Ministério do Trabalho e Emprego, vai abrir 300 vagas para cursos de capacitação profissional em Paranavaí. “Esta é a primeira vez que o programa é realizado no município. E para atender com mais qualidade e eficácia as necessidades do mercado de trabalho da nossa região, vamos fazer uma consulta nas empresas, indústrias e pessoas em busca de emprego, para saber quais cursos mais interessam. Assim vamos ofertar cursos bem direcionados e atender a demanda real do município”, explica a secretária de Assistência Social, Marly Bavia.

Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Agência do Trabalhador e da empresa Jaspe Cursos de Treinamento, de Santa Helena-PR, vencedora da licitação para a realização dos cursos em Paranavaí, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (23/01) para acertar os detalhes para o início das aulas. Em consenso, ficou definido que a melhor estratégia seria a consulta espontânea para o atendimento direcionado aos interesses dos trabalhadores e empresas do município.

A Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) e a Agência do Trabalhador vão trabalhar em parceria por duas semanas para fazer uma pesquisa de interesse com empregadores e trabalhadores. “Nós vamos fazer um contato com as indústrias e empresas cadastradas na agência e perguntar que tipo de capacitação é necessária para que eles contratem um trabalhador. Do mesmo modo, os trabalhadores que forem até à agência também vão poder dar sugestões sobre que cursos gostariam de cursar”, frisa o gerente da Agência, Carlos Henrique Sacarabelli.

Os empregadores e trabalhadores que desejarem participar da consulta espontânea, também podem dar suas sugestões ligando na Secretaria de Assistência Social, e falar com a responsável pela pesquisa, Priscila, até o dia 8 de fevereiro. O telefone é o 3902-1058.

Projovem Trabalhador – O objetivo do programa Projovem Trabalhador é preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do Programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo.

Os participantes recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 100, além de uniforme, material (mochila, apostila e estojo), lanche, transporte e seguro contra acidentes durante todo o período letivo. Os cursos de qualificação têm 350 horas/aula, ou seja, 6 meses de duração.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto