Equipe da UFPR visita futuras instalações do Ifet em Paranavaí


  

Um grupo de trabalho da Universidade Federal do Paraná (UFPR) esteve nessa terça-feira em Paranavaí para fazer um levantamento técnico que vai subsidiar a elaboração do projeto arquitetônico do Ifet (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).

A equipe também aproveitou a visita para avaliar quais cursos serão implantados, de acordo com a necessidade de mão-de-obra que a região apresenta.

Uma reunião no gabinete do prefeito Mauricio Yamakawa marcou o início da visita. Na ocasião, a equipe da UFPR e representantes do município falaram sobre as futuras instalações do Ifet, as condições de infra-estrutura que Paranavaí oferece para abrigar a instituição e os possíveis cursos técnicos que serão oferecidos para a comunidade, considerando o plano de crescimento do município.

Passando pela Escola Municipal Cecília Meireles, cuja construção deve estar concluída até o início do próximo ano letivo, os integrantes do grupo de trabalho da UFPR analisaram os detalhes técnicos que vão possibilitar a instalação do primeiro curso do Ifet em Paranavaí. Trata-se de um curso que não depende de grande estrutura laboratorial para funcionar. Os demais serão implantados em 2009, quando a sede definitiva do Ifet já deverá estar pronta.

Deverão ser ministrados cursos nas seguintes áreas: saúde, indústria e comércio e agronomia. Ao saírem da escola, visitaram o terreno onde a instituição será construída. Uma maquete representando o local e regiões próximas, inclusive mostrando as vias de acesso, foi apresentada para a equipe da UFPR.

Enquanto analisavam o projeto, debateram sobre as futuras construções que levarão crescimento para o bairro todo. O terreno para a construção do Ifet foi doado pelo município, a título de contrapartida que garantiu a cidade entre as primeiras a receber unidades do Ifet já no próximo ano. Por meio de concurso público, o quadro de funcionários do Ifet deverá ser o seguinte: 40 professores a serem contratados inicialmente e mais 65 profissionais para ocuparem cargos técnico-administrativos. O número de profissionais será ampliado à medida que a demanda aumentar. A idéia é possibilitar a implantação de curso superior e de cursos de pós-graduação dentro de alguns anos.

O Ifet é um projeto arrojado da Prefeitura de Paranavaí com o Governo Federal, bem como com outros parceiros fundamentais públicos e da iniciativa privada. Dentre esses parcerios, a Amunpar – Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (representando a toda a região), além das lideranças políticas que trabalharam para a vinda do empreendimento que vai representar um salto quantitativo e qualitativo na educação da cidade e de toda a região. O instituto consta do projeto de expansão do ensino técnico e superior do Governo Federal.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto