Escola Jayme Canet alcançou nota 7,8 no Ideb 2015


  

O Ministério da Educação divulgou no início do mês de setembro as novas notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em todo o país. Mais uma vez Paranavaí conseguiu elevar as notas e aparece com a 10ª melhor nota do Estado do Paraná, ficando ainda muito acima das médias estadual e nacional. Entre as instituições municipais, a Escola Jayme Canet alcançou a melhor nota da cidade: 7,8.

A Escola Jayme Canet foi uma das que apresentou maior evolução na nota do Ideb, passando de 6,5 em 2013 para 7,8 em 2015, uma elevação de 1,5 na nota. Se fôssemos comparar a nota da instituição com as médias alcançadas pelos municípios do Estado, a Escola Jayme Canet alcançou a segunda melhor nota de avaliação do Paraná, ficando atrás apenas de dois municípios que alcançaram 8,1: Atalaia e Serranópolis do Iguaçu.

A média da escola também ultrapassa as notas alcançadas a nível nacional, estadual e municipal. A média alcançada pelas escolas públicas municipais na esfera Federal foi de 5,3, enquanto no Estado do Paraná foi de 6,1 e em Paranavaí de 6,7.

Para atingir a média de 7,8, a Escola Jayme Canet, que atende os alunos em período integral, adotou algumas medidas pedagógicas como aulas de reforço, aplicação de simulados e leitura interpretativa da Prova Brasil. “Atribuímos o excelente resultado ao trabalho de qualidade que vem sendo realizado por parte dos educadores, em especial à professora Sheila Raquel Zardo Pacheco, do 5º ano. Além disso, a direção, equipe pedagógica, professores, agentes de apoio, estagiários e demais profissionais realizaram um trabalho coletivo, empenharam-se e juntos alcançamos as metas estabelecidas pela instituição. Isso tudo com o apoio e comprometimento dos pais com relação a aprendizagem de seus filhos. Este resultado mostra que escola pública também pode ser sinônimo de qualidade e excelência em ensino”, destaca a diretora da escola, Wanessa Durante.

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho aliadas à taxa de reprovação, taxa de aprovação e taxa de evasão escolar. As informações para o cálculo da média são obtidas através de exames padronizados, como a Prova Brasil, que são elaborados e corrigidos pelo Ministério da Educação. As provas são aplicadas aos estudantes que estão no final das etapas de ensino (5ºs anos para a rede municipal de ensino, e 9ºs anos para a rede estadual) para avaliar o rendimento escolar. O Ideb é medido de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares. O índice divulgado este mês pelo Ministério da Educação é referente às avaliações aplicadas em 2015.

Ideb em Paranavaí – Segundo o índice divulgado pelo Ministério da Educação, mais uma vez Paranavaí conseguiu elevar as notas e aparece com a 10ª melhor nota do Estado do Paraná, ficando ainda muito acima das médias estadual e nacional. Enquanto a média nacional subiu três décimos (de 5,2 em 2013 para 5,5 em 2015) e a média estadual também subiu três décimos (de 5,8 em 2013 para 6,1 em 2015), a média da rede municipal de ensino de Paranavaí aumentou cinco décimos, passando de 6,2 em 2013 para 6,7 na última avaliação. A média da rede municipal de ensino em Paranavaí também está bastante acima da média da rede estadual, que era de 4,1 em 2013 e passou para 4,3 em 2015.

“Quando assumimos a gestão da Educação em Paranavaí, a média do Ideb era de 4,8. A cada avaliação fomos aumentando esta média. Em 2011 e 2013 mantivemos o índice 6,2, que já é acima da meta nacional projetada para 2021 (6,1). Hoje, nenhuma das nossas escolas tem média abaixo da meta da União, que é de 5,5”, aponta a secretária de Educação do município, Cida Gonçalves.

A nota de Paranavaí no Ideb 2015 colocou o município com a décima maior média do Estado do Paraná, à frente de municípios de igual ou maior porte, como Umuarama (6,0), Cianorte (6,6), Campo Mourão (5,6), Londrina (6,5) e a capital Curitiba (6,3). A nível nacional, a média de Paranavaí é maior que todas as capitais brasileiras.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto