Escolas municipais registram aumento no índice da educação básica


  

A Rede Municipal de Ensino de Paranavaí está para lá de contente. Tudo por conta da recente divulgação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Todas as escolas do município tiveram crescimento no índice.

A média do município subiu de 43 para 48 pontos. A Escola Municipal de Graciosa obteve o maior índice (58 pontos). Outra escola que teve um substancial crescimento foi a Pedro Real, subindo 0,9 décimos, passando de 42 para 51 pontos.

O Ideb - realizado a cada dois anos em todo o país - é uma avaliação aplicada para os alunos de 4ª e 8ª séries. Para a secretária de Educação Edna Rossi, o crescimento dos índices da rede municipal é reflexo de todo o trabalho realizado tanto na parte pedagógica quanto nos investimentos estruturais das escolas.

De acordo com Edna, trata-se de um avanço na qualidade de ensino. “Tanto a equipe pedagógica da Secretaria de Educação quanto as equipes pedagógicas das escolas têm se empenhado na melhoria do ensino”, comentou. Para a secretária, a capacitação freqüente dos professores também colabora para o desenvolvimento de atividades diferenciadas, focando a necessidade de cada estudante.

A rede municipal de ensino desenvolve inúmeros projetos ao longo do ano trabalhando as disciplinas de forma diferenciada. O Festival Monteiro Lobato e a Hora do Conto, por exemplo, despertam o interesse pela leitura. O Multiplicando e a Maratona de Matemática desmistificam a matemática e mostram como é fácil aprender a disciplina. Projetos de conscientização ambiental e educação no trânsito também são trabalhados.

Na parte estrutural, duas novas escolas foram construídas para atender em tempo integral. A Noêmia Ribeiro do Amaral já está em funcionamento atendendo 200 crianças e a partir do segundo semestre, a Escola Ilda Campano Santini começa o atendimento em período integral.

Todas as escolas municipais passaram por reformas e receberam algum tipo de melhoria. Investimentos também na aquisição de material pedagógico. Livros de literatura infantil foram distribuídos para os estabelecimentos de ensino.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto