Estudantes da rede municipal participam de sistema de avaliação


  

Produzir e interpretar textos, preencher cruzadinhas para treinar a ortografia, solucionar problemas e cálculos matemáticos. Estes são alguns dos itens cobrados pelo Sistema de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que foi aplicado nessa quinta-feira a todos os alunos de 2ª, 3ª e 4ª séries da rede de ensino de Paranavaí.

O Sistema de Avaliação ocorre uma vez por ano e tem como objetivo fazer um diagnóstico do sistema educacional. O próximo passo do projeto é a correção da avaliação por uma comissão de professores. O resultado será divulgado no mês de agosto e então os profissionais de educação poderão avaliar as deficiências de cada escola, cada turma e o que poderá ser feito para otimizar o aprendizado.

Eloíse Amélia Mallmann, que é diretora de educação da secretaria ressalta que da fase de execução à avaliação do diagnóstico, tudo é feito pelo setor pedagógico da Seduc. “A intenção da avaliação é minimizar as dificuldades dos alunos. É um elemento norteador de todas as atividades das escolas municipais”, afirma.

O sistema é bem visto pelos profissionais que trabalham diariamente na rede municipal. Caso de Terezinha de Jesus da Silva, diretora da Escola Municipal Dácia Figueiredo Fortes, que atende em tempo integral 180 alunos. “A avaliação serve como parâmetro para analisarmos o sistema de ensino. Após a correção, identificamos os problemas que deverão ser trabalhamos”, comentou.

Para Clizeide Meneguetti de Matos, diretora da Escola Municipal Noêmia Ribeiro do Amaral - inaugurada no mês de abril - que atende em tempo integral 200 estudantes, é fundamental a avaliação começar desde a 2ª série. “Os alunos chegam a 4ª série mais preparados”, ressaltou. “É uma ótima surpresa ver as crianças de todas as séries escrevendo naturalmente. É o mérito do trabalho de toda a escola”, frisou.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto