Ifet de Paranavaí terá área de instalação ampliada


  

O professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo, vice-diretor da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), esteve esta semana em Paranavaí para tratar da ampliação da área para a instalação do Instituto Federal de Tecnologia, Ciência e Educação (Ifet).

Em reunião realizada no gabinete de trabalho do prefeito Mauricio Yamakawa, Araújo elogiou a postura e o empenho da administração municipal para oferecer as melhores condições possíveis para a vinda da instituição.

O prédio para abrigar a estrutura do Ifet seria construído em uma área de 52 mil metros quadrados, no loteamento Oásis. Uma análise técnica do projeto de obras indicou que seria necessária uma ampliação e graças a uma negociação do prefeito Mauricio Yamakawa um novo local foi escolhido para o Ifet, também dentro daquele loteamento. Agora, o terreno terá 86 mil metros quadrados e garantirá às futuras instalações maior segurança interna e mais conforto para os estudantes.

Após a aprovação do projeto, será aberto o processo de licitação para as obras de construção. Até que os serviços estejam concluídos, o prédio que está sendo construído para uma escola no jardim Maringá servirá como local provisório para o Ifet. O Ministério da Educação (MEC) vai investir R$ 6 milhões – a fundo perdido – na infra-estrutura e a expectativa é de que até o início do ano letivo de 2009 a construção esteja terminada.

O prefeito Yamakawa reiterou a importância do Ifet para Paranavaí e para os municípios da região ao dizer que a vinda de uma instituição federal de ensino vai atrair pessoas e investidores de diversos lugares do país. “É uma conquista sem precedentes para toda a região. É uma instituição conhecida em todo o Brasil, que vai qualificar mão-de-obra em nível técnico e superior, atraindo grandes empresas.”

Yamakawa destacou que o Ifet é um projeto arrojado da Prefeitura de Paranavaí com o Governo Federal, que conta com a parceria da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e de lideranças políticas, entre as quais o deputado federal André Vargas, que trabalharam para a vinda do empreendimento para o município. O instituto consta do projeto de expansão do ensino técnico e superior do Governo Federal.

O secretário de Educação de Paranavaí, Pedro Baraldi, ressaltou a relevância do Ifet para as questões educacionais e lembrou que apesar de trabalhoso, o processo para a instalação da instituição no município é o sinal de uma vitória importante para toda a população. “O Ifet vai representar um salto quantitativo e qualitativo na educação da cidade e de toda a região”, completou.

Uma análise do projeto para a construção do prédio do Ifet apontou possíveis dificuldades em função do formato do terreno inicialmente destinado para as obras. O problema foi apresentado para o prefeito Yamakawa, o secretário Baraldi e o vereador César Alexandre, em uma reunião realizada recentemente em Curitiba, pelo professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo e a equipe de arquitetos da UFPR. Para resolver a situação, foi proposta uma mudança no local.

A idéia foi bem recebida pelo empresário Orlando Dias, proprietário do loteamento Oásis, durante reunião realizada na semana passada no gabinete do prefeito. Yamakawa garantiu a Dias as mesmas condições oferecidas anteriormente pela parceria entre o empresário e o município. Com a mudança, o Ifet será instalado em um terreno retangular, facilitando a construção e diminuindo os custos das obras em até R$ 1,8 milhão.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto