Ifet é uma conquista sem precedentes


  

Em 1965, sob a gestão do prefeito José Vaz de Carvalho, Paranavaí ganhava a primeira instituição de ensino superior, a Fafipa (hoje Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí).

Antes de responsabilidade do município, a Fafipa passou a ser estadual em 1990, durante a gestão de Rubens Felippe. No ano de 1994, quando José Augusto Felippe era prefeito, o município recebeu o câmpus da Unipar – Universidade Paranaense.

Em 2008 surge mais uma grande conquista, sem precedentes na vida da cidade. Durante a gestão de Mauricio Yamakawa, Paranavaí vai receber o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), um trabalho que exigiu integração, competência e representatividade. Garantido no início desse semestre, o Ifet teve o anúncio de detalhes da sua implantação na semana passada, durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, com a presença do diretor de Articulação e Apoio Institucional do MEC (Ministério da Educação), Irineu Colombo.

Colombo elogiou o empenho da administração para trazer para Paranavaí uma instituição que qualifique a mão-de-obra e prepare cada vez mais e melhor os jovens que se inserem no mercado de trabalho. “Excelentes programas que tratam de qualidade e investimento em mão-de-obra estão em Paranavaí. Parabéns à gestão”, disse o representante do MEC.

Para o prefeito Yamakawa, esta é uma conquista não somente de Paranavaí, mas de toda a região, por se tratar de um sonho que juntos os municípios do noroeste do Paraná estão tornando realidade. “O ensino tecnológico e profissionalizante é prioridade para Paranavaí e região.” Em relação ao Ifet, Yamakawa completou: “é um investimento para que haja mão-de-obra especializada para atender as necessidades do mercado e realizar os sonhos das nossas famílias”.

O diretor da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, Alípio Santos Leal Neto, explicou que o Ifet trará muitos benefícios para o município e garantiu que a instituição colocará Paranavaí em posição de destaque no cenário educacional de todo o Brasil.

A primeira turma a se beneficiar com um curso oferecido pelo Ifet será instalada em uma escola municipal, já que o Instituto ainda não conta com sede própria em Paranavaí. O terreno para a construção foi doado pelo município e as obras devem ter início no ano que vem. Deverão ser ministrados cursos nas seguintes áreas: saúde, indústria e comércio e agronomia.

Por meio de concurso público, 40 professores deverão ser contratados inicialmente e mais 65 profissionais para ocupar cargos técnico-administrativos. O quadro de funcionários deverá ser ampliado à medida que a demanda aumentar. A idéia é possibilitar a implantação de curso superior e de cursos de pós-graduação dentro de alguns anos. No primeiro ano, o Ifet irá oferecer cursos técnicos.

Fruto de um grande trabalho de união, a idéia do Ifet nasceu há dois anos, em reunião da Amunpar no município de Paraíso do Norte. Naquele encontro, Yamakawa propôs que a região chamasse pra si o desafio. Depois do envolvimento do conjunto das lideranças, a conquista foi confirmada. Como disse recentemente o reitor da UTFPR, Éden Januário Netto, uma conquista que vai refletir social e economicamente para a comunidade do Noroeste.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto