Ifet de Paranavaí vai garantir mudanças no perfil de toda a região noroeste


  

Professor de Gestão em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Ponta Grossa, Antonio Carlos de Francisco esteve nessa quarta-feira no gabinete do prefeito Mauricio Yamakawa, para uma visita de cortesia. Ele falou sobre a importância da instalação do Instituto Federal de Tecnologia, Ciência e Educação (Ifet) em Paranavaí, destacando que se trata de uma grande conquista para toda a região noroeste.

Trata-se, conforme reiterou o professor, de uma instituição reconhecida em todo o país, que oferece qualificação em níveis técnico e superior. “Grandes empresas, antes de se instalarem em uma cidade, procuram por instituições que capacitam a mão-de-obra local com qualidade. Com o Ifet, as empresas que vierem para Paranavaí vão encontrar essa qualificação. É uma ganho enorme para a comunidade”, ressaltou Antonio Carlos de Francisco.

Dos mais de 5.500 municípios de todo o Brasil, apenas 300 possuem ou já têm aprovação para instalar uma instituição tecnológica federal. Cidades paranaenses maiores do que Paranavaí também pleiteavam a implantação de uma, mas a agilidade política, opinou o professor da UTFPR, foi fundamental para que o município conquistasse uma unidade do Ifet. “Com o Ifet, vai haver uma mudança no perfil de Paranavaí e de toda a região. O retorno é garantido a longo e médio prazo”, completou.

A visita do professor da UTFPR ao prefeito Mauricio Yamakawa foi acompanhada pelo vice-prefeito, Rubens Felippe, o secretário de Educação, Pedro Baraldi, o vereador Nivaldo Mazzin e o empresário paranavaiense Alcides Quadrado.

Antonio Carlos tem as suas origens em Paranavaí. Ele é neto do pioneiro Natal Francisco, que dá nome ao Estádio Municipal de Sumaré e que foi um amante do esporte e da cidade. As autoridades consideraram oportuna a visita do professor neste momento em que o ACP (Atlético Clube Paranavaí) inicia a defesa do inédito título de Campeão Paranaense de Futebol, conquistado em 2007.

As aulas do Ifet em Paranavaí devem ter início este ano, na Escola Municipal Cecília Meireles, cuja construção está na fase final. Por questões práticas, a idéia é implantar um curso que não dependa de grande estrutura laboratorial para funcionar. Os outros cursos, nas áreas de saúde, indústria e comércio e agronomia, serão implantados em 2009, quando a sede do Ifet deverá estar pronta. O terreno onde será construída foi doado pelo município, a título de contrapartida.

O instituto consta do projeto de expansão do ensino técnico e superior do Governo Federal. Para a implantação em Paranavaí, a prefeitura trabalhou em conjunto com a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e de lideranças políticas e empresariais que trabalharam para a vinda do empreendimento.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto