Instituto Federal promove primeira ação efetiva em Paranavaí


  

Foi realizada, na última segunda-feira, a aula inaugural com os alunos do Programa Escola de Fábrica.

Três cursos vão garantir formação profissionalizante para 60 jovens, entre 16 e 24 anos: costura industrial, derivados de mandioca e metal mecânica. Trata-se da primeira ação efetiva do Instituto Federal de Tecnologia, Ciência e Educação de Paranavaí.

O professor Dermeval Alves de Araújo Filho, representante do ETUFPR (Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná) no evento, disse que o principal objetivo da Escola de Fábrica é fazer com que o aluno aprenda a exercer uma profissão dentro das indústrias com aulas práticas, também passando por aulas teóricas. Ao todo são 600 horas-aula e até dezembro os cursos devem terminar.

Como diz a coordenadora do Provopar, Toshie Yamakawa, a idéia é capacitar os jovens visando à geração de trabalho e renda. Ela destacou o empenho do prefeito de Paranavaí, Mauricio Yamakawa, para fazer com que o projeto fosse implantado no município. “Estamos tentando trazer mais 15 cursos, para ampliar as possibilidades de capacitação profissional dos nossos jovens”, adiantou Toshie.

O prefeito Mauricio Yamakawa ressaltou a importância do investimento na educação e enfatizou que Escola de Fábrica é uma grande largada para a vida profissional, que também garante a formação de bons cidadãos preocupados em formar uma sociedade melhor e mais justa. “Estamos vendo a educação aplicada na construção de uma sociedade mais humana. O Programa Escola de Fábrica é um marco na história de Paranavaí”, salientou Yamakawa.

“Há boas iniciativas educacionais em Paranavaí.” A afirmação é de Irineu Colombo, diretor de Articulação e Apoio Institucional do MEC (Ministério da Educação). Entre tais iniciativas destaca-se a implantação do Programa Escola de Fábrica, do Governo Federal, que tem o objetivo de oferecer cursos de iniciação profissional para os jovens do município.

Inclusão social

Com a implantação do Programa Escola de Fábrica em Paranavaí, um dos principais impactos será a inclusão social dos jovens de baixa renda, a partir de formação profissional, possibilitando a inserção deles no mercado de trabalho. Para participar, o jovem deve pertencer a família com renda de até um salário mínimo e meio por pessoa. A expectativa é que até o final de janeiro do próximo ano os 60 alunos já estejam empregados.

Os estudantes receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 150 e para garantir o benefício deverão atingir boas notas. Também serão oferecidos aos alunos: material didático, apostilas, uniforme, kit com material de higiene pessoal, vale-transporte, lanche e acompanhamento com assistente social. Isso significa que os alunos ganham um grande incentivo para estudarem.

Capacitação profissional

O professor Renato Nascimento, da Escola Técnica da UFPR, explicou que o programa já funciona em todo o Brasil e garantiu que é o “melhor programa de qualificação profissional do país”. Segundo ele, o empresário que participa do programa não tem obrigatoriedade de contratação dos alunos, o que facilita as parcerias.

Em Paranavaí o Provopar irá funcionar como unidade formadora, oferecendo, também, o curso de confecção industrial. As outras oportunidades de capacitação serão oferecidas pelo Centro Tecnológico da Mandioca (Cetem) e pela empresa Marques Fund. No primeiro caso, o curso oferecido será o de derivados de mandioca e no segundo, o de metal mecânica.

Para João Marques Sobrinho, diretor-presidente da Marques Fund, as empresas locais enfrentam um “apagão” de mão-de-obra dentro do município e se não houver qualificação profissional, não será possível acompanhar os avanços tecnológicos do mercado de trabalho. Para os bons alunos, ele prometeu boas surpresas.

“Existe a possibilidade de que os alunos que se destacarem sejam incorporados ao corpo de funcionários da empresa”, adiantou João Marques Sobrinho. A opinião do empresário reforça a importância do novo programa, viabilizado graças a um projeto bem elaborado pela equipe técnica da Prefeitura de Paranavaí e que vai ao encontro das políticas de inclusão do Governo Federal.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto