Lançada a pedra fundamental do IFET


  

“É uma satisfação ver nascer em Paranavaí o Campus do Instituto Federal Tecnológico, que vai trazer desenvolvimento científico e econômico para a nossa região”.

A afirmação do prefeito Mauricio Yamakawa foi feita na tarde desta sexta-feira durante o lançamento da pedra fundamental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no Jardim Oásis. O evento marcou ainda a entrega da escritura do terreno adquirido pelo município, o que na prática libera a área para o Governo Federal iniciar a construção do IFET.

A área doada pela Prefeitura do município à instituição possui aproximadamente 86 mil metros quadrados e foi adquirido após negociação e parceria envolvendo o proprietário (empreendedor Orlando Dias) e a Câmara de Vereadores. O local terá cinco mil metros quadrados de área construída contemplando salas de aula, laboratórios e quadras poliesportivas.

Paranavaí é uma das sete cidades paranaenses contempladas com uma unidade do Instituto Federal. A estimativa é atender em todo o estado até 2010 aproximadamente seis mil alunos. Na cerimônia dessa sexta, as autoridades depositaram uma urna contendo informações sobre a economia local, notícias da instalação da unidade e um exemplar do jornal Diário do Noroeste. O objetivo é marcar o início do projeto, bem como deixar marcas da comunidade atual para futuras gerações.

O prefeito Mauricio Yamakawa agradeceu aos vereadores por terem aprovado por unanimidade a doação do terreno. Ele aproveitou a presença de centenas de estudantes da rede municipal para pensar no futuro da instituição em Paranavaí. “Muitos destes alunos e professores que estão aqui vão estudar no Instituto”.

Paranavaí saiu na frente, diz reitor - Diretor da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná e coordenador da implantação do Instituto, professor Alípio Santos Leal, destacou a participação das lideranças de Paranavaí e região para a instalação da unidade de ensino tecnológico. Futuro reitor pro tempore, ele citou que Paranavaí foi a primeira cidade do Estado a entregar a escritura devidamente registrada à instituição. Foi uma ação decisiva da administração que possibilitou antecipar etapas e ganhar tempo.

Mencionando os cursos que a unidade vai oferecer, o professor denominou o Instituto como a maior escola técnica da região. “É uma universidade diferenciada, que vai oferecer cursos técnicos, de graduação, pós-graduação, mestrado e até doutorado quando estiver consolidado”, ressaltou. Para o professor, a instituição terá uma educação sistêmica, voltada às necessidades das regiões onde estão inseridas.

O vereador César Alexandre definiu o momento como histórico para Paranavaí e Região. De acordo com o vereador muitas pessoas ainda não têm dimensão da importância que a unidade tecnológica federal vai representar para o Noroeste. “É uma satisfação participar deste projeto e ver que a união política foi determinante para a vinda desta importante instituição”.

O final da cerimônia foi marcado por um abraço gigante de todos os alunos, autoridades e lideranças presentes no evento na área onde a instituição de ensino será construída. Uma forma criativa encontrada pelas lideranças da educação de reiterar a importância do projeto para o desenvolvimento da cidade. A cerimônia foi bastante prestigiada. e contou com a apresentação musical de Viviane e Arnaldo, músicos de Paranavaí que emprestaram o talento para esse momento único na história da cidade.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto