Lideranças destacam o avanço e a importância da educação à distância


  

Os alunos da universidade à distância têm a mesma importância, os mesmos direitos e deveres dos alunos presenciais. A afirmação é do coordenador geral de Ensino à Distância da Universidade Federal do mato Grosso do Sul – UFMS, Cristiano Costa Vieira.

Ele participou da cerimônia que marcou a abertura do Curso de Pedagogia, oferecido em Paranavaí pela UAB (Universidade Aberta do Brasil), através da UFMS. Neste mesmo ato foi lançado o curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais – oferecido pela UNESP – Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília.

O professor Cristiano Vieira explicou que Universidade Aberta do Brasil é o sistema que viabiliza o ensino à distância. No entanto, os cursos são oferecidos pelas instituições de larga credibilidade, como o caso da UFMS. Ele falou das possibilidades de expansão desta modalidade como política de estado para levar a educação a todas as microrregiões do Brasil. Ele revelou confiança no sucesso da fórmula e já antecipou o excelente aproveitamento verificado nos primeiros meses de funcionamento do Curso de Pedagogia.

Embora apenas o ensino fundamental (básico de primeira a quarta séries) seja de obrigação do município, o prefeito Mauricio Yamakawa estabeleceu como meta todo apoio ao ensino superior, como forma de promover o desenvolvimento e reduzir as desigualdades sociais. Tanto que em três anos o número de vagas praticamente dobrou na cidade, abrindo possibilidade para centenas de pessoas que apenas sonhavam em cursar o terceiro grau.

Com o avanço de propostas revolucionárias como a UAB, instalada pelo município e em pleno funcionamento na Escola Santos Dumont, Paranavaí está recebendo cursos de conceituadas universidades, como a Federal do Mato Grosso do Sul, a Tecnológica Federal campus de Medianeira, a UNESP de São Paulo. Tudo isso sem falar na vinda de universidades privadas como a Fatec e outras iniciativas presenciais e à distância que proliferam e contribuem para formar um pólo universitário no município.

Reiterando a importância dessas iniciativas, Yamakawa lembrou que neste conjunto de conquistas, a maior vitória foi a vinda do Instituto Federal Tecnológico – IFET. Talvez o fator mais importante de toda a história da cidade. Isso porque a o IFET deve consolidar a cultura universitária, atraindo estudantes de todo o Brasil e colaborando para manter os talentos do Noroeste em nossa região.O IFET teve a sua pedra fundamental lançada nesta sexta-feira. “Fico feliz por dizer que Paranavaí ultrapassou a sua obrigação e fez mais, consolidando o pólo universitário. O futuro vai mostrar o quanto é importante o investimento na educação em todos os níveis”, resumiu.

O prefeito fez uma menção especial ao Curso de Libras, ministrado pela UNESP. Lembrou que os últimos três anos foram marcados por avanços sociais e redução das desigualdades, com prioridade para a inclusão. O Curso de Libras vai permitir que mais pessoas conheçam a língua de sinais, facilitando a comunicação com os surdos e entre os surdos e, por conseqüência, gerando inclusão e qualidade de vida. Os surdos do município estão organizados em associação, o que demonstra a sua capacidade de mobilização e de realizações, elogiou o prefeito.

Presidente da Associação dos Surdos de Paranavaí, José Márcio Rodrigues deixou uma mensagem para os participantes do evento. Utilizando a linguagem brasileira de sinais, com tradução simultânea de Vânia Ferreira Santana, o presidente reforçou que o curso é um avanço. Ele esclareceu que LIBRAS é um idioma como outros quaisquer, que utiliza recursos inclusive gramaticais. "Não se trata de mímica", advertiu. Ao final, a tradutora Vânia presenteou o público com a interpretação de uma canção, que emocionou as pessoas.

Ainda no evento, a diretora administrativa da Secretaria de Educação, Edina Rossi, reforçou a importância do avanço do ensino superior. A exemplo do prefeito, lembrou que as atribuições do município são em relação ao ensino fundamental, mas que Paranavaí ultrapassou os limites para oportunizar novas conquistas à população. A educação, diz a diretora, deve estar no centro das políticas públicas, o que acontece em Paranavaí. Ela desejou sucesso aos alunos, agradeceu as universidades pelas parcerias. Sobre o Curso de LIBRAS, dedicou atenção diferenciada, pois entende que a inclusão passa pelas oportunidades.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto