Meta é proporcionar educação igualitária a todos, diz secretária


  

Mais de 77% das escolas municipais de Paranavaí alcançaram níveis considerados bons ou excelentes na última Provinha Brasil realizada em novembro do ano passado e com resultado divulgado em fevereiro deste ano.

A prova avalia o nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas e as classifica entre os níveis 1 e 5, sendo 5 o nível máximo. Em Paranavaí, nove, das 21 escolas, alcançaram o nível máximo estabelecido pelo MEC, e o menor nível atingido foi o nível 3. Isso significa que nenhuma instituição do município foi classificada nos níveis 1 e 2 da avaliação.

Mesmo com resultados satisfatórios, a secretária municipal de Educação, Cida Gonçalves, ressalta que ainda é possível notar uma produtividade diferente se comparar alunos de diversas escolas. Segundo ela, a secretaria municipal vem trabalhando para acabar com disparidades no rendimento escolar e inclusive com a mentalidade de parte da população que acredita que existam escolas melhores do que outras.

“A meta é proporcionar educação de qualidade e igualitária a todos”, afirma ela. “Não existe escola boa e escola ruim. Prova disso são os resultados da última Provinha Brasil, que mostrou escolas que até então eram consideradas ´escolinhas´ conquistando o nível máximo na avaliação”, explicou.

Recentemente, um dado divulgado na mídia havia destacado Paranavaí com índice de aprendizagem acima da média nacional, mas abaixo da média estadual. Cida explica que esse resultado diz respeito a uma avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) realizada em 2007. Esse tipo de índice é medido a cada dois anos. Os números do Ideb de 2009 ainda não foram divulgados pelo MEC (Ministério da Educação), mas Cida acredita em resultados animadores.

Isso porque, de acordo com a secretária, o município tem feito um trabalho constante para melhorar a qualidade da educação com estudos técnicos, cursos de capacitação continuada para docentes, visitas técnicas in loco, implantação de salas de apoio, contratação de intérpretes de Libra, sem falar na constante preocupação com o transporte escolar e a qualidade da merenda.

Por fim, ela explica que as duas escolas do município que foram apontadas com índice inferior à média nacional nas avaliações do Ideb em 2007 já estão desde o início de 2009 sendo atendidas no PDE/escola (Programa de Desenvolvimento da Educação). Neste programa, o MEC financia ações de melhorias contempladas em um plano de ações articuladas estabelecidas pela escola e comunidade e acompanhada pela Secretaria Municipal de Educação.

Além disso, um outro projeto em parceria com o Capes da Fafipa, que será executado ao longo deste ano, já está sendo implantado na Escola Getúlio Vargas com o objetivo de melhorar os índices de aprendizagem.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto