Município deve praticamente zerar fila de espera nos centros de educação infantil


  

Desde o início da gestão, em 2005, o prefeito de Paranavaí, Mauricio Yamakawa, através dos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação, tem trabalhado para zerar as filas de espera por vagas nos centros de educação infantil.

Com obras de reformas e ampliações em toda a rede municipal de ensino, esse objetivo está sendo alcançado gradativamente, como reiterado na final da tarde de anteontem durante entrega de melhorias no Centro de Educação infantil Cecília Giovine.

Em 2005, 1.093 crianças esperavam por vagas nas chamadas creches. Em 2006, o número diminuiu para 695. No ano passado, a diferença ficou ainda mais evidente: era de apenas 495 o número de crianças que aguardavam para conseguir uma vaga em um centro de educação infantil. Este ano, são 400 crianças, mas com as obras realizadas nos últimos meses e a construção da supercreche até o final do segundo semestre, a fila de espera será praticamente zerada.

“Uma cidade se constrói criando consciência social baseada na educação e isso precisa ser feito desde a infância.” Com essa preocupação, o prefeito Mauricio Yamakawa destacou o trabalho da Secretaria de Educação para oferecer qualidade de ensino a todas as crianças. O prefeito disse que com tantos projetos sendo realizados, é possível afirmar que em Paranavaí educação acontece todos os dias.

O discurso marcou a entrega da 1ª e da 2ª etapas das obras de revitalização do Centro de Educação Infantil Cecília Giovinne. Na ocasião, o prefeito assinou uma ordem de serviço no valor de R$ 71.720, que autoriza as obras da 3ª etapa de reformas. Essa etapa vai consolidar a revolução vivida no estabelecimento desde o ano de 2005, quando o prefeito mandou retirar daquele prédio a Secretaria de Desenvolvimento Social, executando ali exclusivamente a política de educação.

No mesmo ato foi oficializada a posse da nova diretora da escola, professora Rosivânia da Costa Barbosa, que ficará à frente do centro de educação infantil até o final deste ano.

O secretário de Educação, Pedro Baraldi, lembrou que aquele prédio passou por várias reformas e que outras obras serão realizadas. Restauração do berçário, cobertura da quadra esportiva, pintura do local foram algumas das obras destacadas pelo secretário. Ele garantiu que outros locais serão revitalizados. Cozinha, sanitários e fachada do centro de educação infantil vão receber melhorias e o destaque para a 3ª etapa das obras é a reforma da sala para o projeto de educação integral.

Após ser nomeada nova diretora, Rosivânia da Costa Barbosa, disse estar muito contente por assumir a o novo cargo em um dia tão especial. “Nossa escola está em festa porque estamos inaugurando reformas que vão beneficiar muito as crianças e os educadores.” Ela elogiou a postura do prefeitoYamakawa de conceder aumento de salário para as atendentes, equiparando com outros profissionais da educação.”Foi uma mostra da importância de vocês”, reforçou.

A importância de oferecer educação de qualidade foi igualmente destacada pela diretora: “a educação infantil é uma etapa muito importante na formação das crianças”, completou. A cerimônia de entrega das obras contou com uma apresentação de dança das crianças e teve a presença do diretor do Núcleo Regional de Educação, Saul Bogoni. Ao final da solenidade, as autoridades descerraram a placa de entrega da revitalização.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto