Município e IFPR formalizam convênio para qualificação de mão-de-obra em Paranavaí


  

O prefeito Rogério Lorenzetti esteve reunido nesta segunda-feira (16) com o diretor-geral do Câmpus Paranavaí do IFPR (Instituto Federal do Paraná), José Barbosa Dias Junior, para tratar da formalização do convênio que vai permitir a execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) em Paranavaí.

O programa, que tem como objetivo democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em todo o país, é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza. Em Paranavaí, ele será desenvolvido em parceria com a Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social).

Durante a reunião desta segunda-feira, que também contou com a participação dos secretários de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Joaquim Aurélio da Conceição, e da Assistência Social (Semas), Marly Bavia, ficou acertado que a Sedec vai buscar, junto aos empresários locais, descobrir em quais áreas estão as maiores demandas por profissionais qualificados, enquanto que a Semas irá atuar junto as comunidades para encontrar o público alvo desses cursos, que devem ter início no segundo semestre deste ano.

Entre os cursos que serão oferecidos gratuitamente pelo Pronatec no Câmpus Paranavaí do IFPR estão: Assistente de Produção, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Faturamento, Auxiliar de Operações em Logísticas, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar de Tesouraria, Auxiliar em Web Design, Desenhista Mecânico, Desenhista da Construção Civil, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Merendeira, Montagem e Manutenção de Computadores, Operador de Computador, Programador Web e Alfabetização Avançada em Língua Portuguesa, Matemática, Tecnologia e Empreendedorismo.

“É esse tipo de curso que vai garantir a colocação de mais pessoas no mercado de trabalho. Com uma boa qualificação, eles poderão se destacar neste mercado, aumentar suas chances de conseguir uma boa vaga de emprego e uma melhor remuneração. [...] O Pronatec é uma das formas que o Governo Federal vem apostando para conseguir combater a extrema pobreza no país e Paranavaí está inserido neste processo”, apontou Marly Bavia.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto