Município ganha escola de música


  

Uma conquista para a classe artística da cidade, a Escola Municipal de Música Luzia Guina Machado foi inaugurada na última quarta-feira e atenderá diversas manifestações musicais de Paranavaí.

Além de ser mais um espaço para a propagação dos movimentos culturais, a escola presta homenagem a uma amante da música, a professora de quem a escola recebe o nome.

A solenidade contou com a presença de professores e alunos de música, autoridades e lideranças políticas, familiares da professora Luiza Guina Machado e integrantes do Rotary Club que fizeram a doação de 20 violinos. Os instrumentos são o primeiro passo para a formação de uma orquestra de violinos de Paranavaí, um sonho de Luiza Guina Machado que agora está perto de se tornar realidade.

O prefeito Mauricio Yamakawa destacou o importante papel da professora para o cenário musical de Paranavaí. Lembrou das pessoas que ajudaram a levantar a escola de música no centro da cidade e agradeceu aos integrantes do Rotary que contribuíram para a realização do sonho de Luiza Guina Machado. “É a conquista de mais um espaço para os músicos de Paranavaí.”

A diretora da Fundação Cultural, Zeli do Carmo de Souza, ressaltou que a música ajuda a entender o mundo atual e que é uma manifestação artística que tem as respostas para muitos problemas. O principal objetivo da escola municipal de música é garantir a criação de pessoas melhores. “Queremos alcançar cada vez mais as crianças, os jovens e os adultos”, confirmou.

Presidente do Rotary Arenito, Ivone Pierin Peres falou sobre a felicidade em participar de um momento tão importante para Paranavaí e salientou o papel da entidade que preside na formação da orquestra de violino. João Arthur de Paula Machado, filho da professora homenageada com o nome da escola, também disse estar muito feliz com o sonho que está se realizando.

A escola servirá para ensaios e manutenção da Orquestra de Sopros Paranavaí e dos grupos Som da Viola e Cifras de Violão e do Coral Viva Voz. Aulas das oficias de arte também serão realizadas no local: flauta, violão e guitarra, bateria, percussão e balé e em breve serão ministradas as aulas da oficina de violino.

Luiza Guina Machado chegou a Paranavaí em 1965 e no ano seguinte foi convidada para ministrar aulas de piano no Conservatório Musical Nice Braga e a partir de 1967 passou a dar aulas de piano e matérias complementares como professora titular e em 1984 tornou-se coordenadora das atividades realizadas no local. Durante muitos anos foi delegada da Ordem dos Músicos do Paraná. Morreu em 21 de junho de 2005.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto