Obras do IFE começam na segunda-feira


  

Um evento marcará na próxima segunda-feira, 4, o início das obras do IFE (antigo Ifet - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) no Jardim Oásis, em Paranavaí.

Veja também: Obras do IFE devem começar nesta semana

Além do prefeito Rogério Lorenzetti e diversas autoridades locais, também estarão presentes o reitor do IFE, Alípio Santos Leal Neto, o pró-reitor de administração e infraestrutura, Paulo Yamamoto, e o ex-reitor da UFTPR (Universidade Federal Tecnológica do Paraná) e assessor especial da reitoria, Eder Januário Neto.

A ideia do Ifet nasceu em 2005, em reunião da Amunpar no município de Paraíso do Norte. Naquele encontro, algumas lideranças propuseram que a região chamasse pra si o desafio de implantação da instituição. Mas foi só no início do segundo semestre de 2007, que a obra foi garantida. No mesmo ano foi realizada uma audiência pública para a discussão do processo de implantação do campus.

Em maio de 2008 foi lançada a pedra fundamental da obra. O evento marcou ainda a entrega da escritura do terreno adquirido pelo município. A área, doada pela Prefeitura do município à instituição, possui aproximadamente 86 mil metros quadrados e foi adquirida após negociação e parceria envolvendo o proprietário (empreendedor Orlando Dias) e a Câmara de Vereadores.

Em dezembro de 2008, uma iniciativa da Aciap (Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí) apostou em um investimento que teve papel fundamental para que não houvesse atraso na construção das instalações da unidade local do IFE, pois viabilizou recursos para pagamento do projeto arquitetônico da instituição. Caso não ocorresse esta antecipação de recursos, as obras poderiam ser atrasadas em seis meses ou um ano.

Em fevereiro de 2009, foi realizada a licitação da primeira parte do campus para a construção de 2.600 m² dos 10 mil m² previstos para o total da obra, com início na próxima segunda-feira. Na primeira parte será dada prioridade para a edificação das salas de aula, que devem ficar prontas em fevereiro de 2010.

O instituto tem como objetivo ofertar treinamento técnico e de qualificação e aprimoramento da mão-de-obra local. No projeto já estão previstos os cursos de metal mecânica, técnico em alimentos, informática e aprimoramento de docentes. O ingresso na instituição será por meio de vestibular.

A diferença em relação a uma universidade é que o Instituto deve destinar 50% das vagas aos cursos técnicos, cursos de formação continuada e educação de jovens e adultos.

Paranavaí é uma das sete cidades paranaenses contempladas com uma unidade do Instituto Federal. A estimativa é atender em todo o estado até 2010 aproximadamente seis mil alunos.

Para o prefeito Rogério Lorenzetti, o IFE coloca Paranavaí em posição de destaque no cenário educacional do Paraná. “A conquista desse campus demonstra a união dos municípios da Amunpar e o que são capazes de realizar. Essa é, sem dúvida, uma grande conquista da região e de toda a sociedade”.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto