Paranavaí amplia para seis o número de escolas de período integral


  

A partir desta segunda-feira, 6, Paranavaí vai passar a contar com mais duas escolas de período integral. São elas: Escola Municipal Santos Dumont e Escola Municipal Jaime Canet, esta última funcionando parte em tempo integral e parte em turno regular. A mudança irá beneficiar cerca de 320 estudantes, que vão contar com as aulas normais da grade curricular no período da manhã, oficinas culturais e esportivas na parte da tarde, e três refeições diárias, totalizando 9 horas de atividades por dia.

Com a alteração, Paranavaí terá seis instituições de ensino integral, uma vez que as escolas Caic, Dácia Fortes, Ilda Campano e Noêmia do Amaral, já adotam este regime de educação.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Cida Gonçalves, a mudanças das duas escolas para período integral vem cumprir um compromisso de governo firmado pelo prefeito Rogério Lorenzetti. “Uma das principais propostas do prefeito para a área da educação é avançar no atendimento em tempo integral, e isso só não havia sido feito até agora porque estávamos primeiro reestruturando e equipando as outras quatro escolas de período integral do município. Isso porque nós entendemos que, se é para atender, tem que ser com qualidade”, avalia a secretária.

Para ela, esse modelo de escola é fundamental para ampliar o aproveitamento escolar, diminuir a evasão e a incidência de crianças e jovens nas ruas e também para desenvolver o talento dos estudantes a partir das oficinas de dança, violão, karatê, informática, entre outras modalidades. “A criança passa mais tempo dentro na escola, tem a oportunidade de desenvolver seus talentos, recebe alimentação de qualidade, reforço escolar, etc. Tudo isso vem contribuir com o aprendizado do aluno e com a consolidação de uma Educação Nota 10”, aponta Cida.

Segundo a secretária, a mudança das escolas de turno regular para integral é algo que vem sendo amplamente defendido também pela presidente Dilma Rousseff. A intenção do Governo Federal é de, até 2020, implantar a educação integral em pelo menos 50% das escolas brasileiras. “Nós já estamos fazendo a nossa parte”, declara Cida.

Programa Mais Educação – Para implantar o ensino integral nas escolas de Paranavaí, o município tem contado com a ajuda do programa Mais Educação, do Governo Federal. Por meio dele, as escolas recebem recurso para a contratação de instrutores para as oficinas, equipamentos e instrumentos musicais. “É uma importante ajuda de custo para que as escolas possam reestruturar e melhorar as atividades de contra turno”, completa Cida.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto