Paranavaí mantém qualidade de ensino no ciclo inicial do fundamental


  

Paranavaí segue mantendo a qualidade do ensino fundamental nos anos iniciais (de 1º ao 5º ano), segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 divulgado nesta sexta-feira (5/9) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

De acordo com o indicador, Paranavaí atingiu um índice de 6,2, mantendo o índice conquistado em 2011 e superando a meta proposta pelo MEC para 2019, que era de 6,1. O município também ficou acima das médias estadual e nacional (em anos iniciais da rede pública municipal), que foram 5,8 e 4,9 respectivamente.

No caso do Paraná, o índice foi suficiente para atingir a meta proposta pelo MEC para 2015. Já o Brasil, conseguiu superar a meta proposta para o ciclo inicial do ensino fundamental para serem alcançadas em 2013, mas ficou abaixo da meta projetada no ciclo final do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e no ensino médio.

“Paranavaí ficou a frente da capital do estado, Curitiba, que tem um orçamento infinitamente superior ao nosso e de cidades como Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão e Arapongas. Isso prova, mais uma vez, que a educação em Paranavaí é levada a sério e feita com profissionalismo”, evidenciou o prefeito Rogério Lorenzetti.

A secretária municipal de Educação, professora Cida Gonçalves, comemorou o índice conquistado pelo município. “É uma média alta e já sabíamos que seria muito difícil para o município superá-la. Então manter esse índice para nós é motivo de orgulho e comemoração. É um resultado que divido com todos os servidores da Secretaria de Educação que tem trabalhado arduamente pela qualidade de ensino em nossas escolas e também com a minha equipe direta da Secretaria que tem envolvimento direto na capacitação dos professores”, afirmou a secretária.

Para ela, o resultado só foi possível graças aos investimentos permanentes na educação. “Temos um prefeito que prioriza a educação e, graças a isso, temos conseguido melhorar e ampliar a estrutura de nossas creches e escolas, equipá-las com materiais de qualidade, proporcionar aos nossos mestres capacitações com profissionais de renome nacional e internacional, como foi o caso de Içami Tiba, viabilizar a cada um deles um tablet, para que elaborem aulas dinâmicas e atrativas, garantir transporte e merenda de qualidade aos alunos, enfim, tudo isso tem favorecido para que, a cada ano que passe, conquistemos resultados expressivos”, completou Cida.

Entre as escolas da rede municipal, Cida lembra que muitas já conseguiram superar inclusive a meta proposta pelo MEC (para cada instituição) para ser alcançada em 2021, como foi o caso da Escola Neusa Braga (6,8) e Escola Dácia Fortes (6,2). Esta última teve um avanço de onze pontos se comparada com ela mesma no último Ideb (em 2011). “Isso prova que a qualidade do ensino na rede municipal é linear, ou seja, é a mesma para todas as escolas, seja do centro ou da periferia”, concluiu a secretária.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto