Paranavaí se compromete em superar o analfabetismo


  

Através do programa Paraná Alfabetizado, a vida de milhares de pessoas estão sendo transformadas. Um exemplo é o da dona-de-casa Maria Cândida Cabral, 75 anos, que teve sua rotina completamente modificada depois que ingressou no início deste ano no programa em Paranavaí, município que recebeu nesta terça-feira (16) a 13ª edição da Caravana da Alfabetização. Ela vai à escola em companhia de esposo, Paulino Pereira da Silva, 70 anos, e se diz muito realizada com a oportunidade. “Sempre via e ouvia na televisão as vantagens que as pessoas têm ao estudar e eu, como na minha infância não tive a oportunidade, me agarrei nesse projeto maravilhoso do Governo. Agora consigo entender o mundo de outra forma”, afirma.

13ª edição da Caravana da Alfabetização, em Paranavaí
13ª edição da Caravana da Alfabetização, em Paranavaí - Projeto que faz parte do Programa Paraná Alfabetizado - Foto: Levy Ferreira

O programa Paraná Alfabetizado tem como meta superar o analfabetismo em todo o território paranaense. Mais de 5 mil pessoas participaram do evento em Paranavaí, que terminou com a solenidade de assinatura da Carta Compromisso pela Superação do Analfabetismo por representantes de 80 líderes da região.

O projeto das Caravanas se apresenta como uma estratégia de mobilização da população paranaense pela alfabetização de jovens, adultos e idosos, possibilitando a divulgação e ampliando o número de turmas.

13ª edição da Caravana da Alfabetização, em Paranavaí
13ª edição da Caravana da Alfabetização, em Paranavaí - O programa tem como meta superar o analfabetismo em todo o território paranaense - Foto: Levy Ferreira

Além de Paranavaí, mais 20 municípios participam do programa na região: Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Guairaçá, Inajá, Itaguajé, Jardim Olinda, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Esperança, Paraíso do Norte, Paranacity, Paranapoema, Santa Inês, Santo Antonio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, Tamboara Terra Rica e Uniflor. Destes, sete municípios já estão em fase de superação ainda em 2009: Amaporã, Jardim Olinda, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Santo Antonio do Caiuá, Uniflor e Paranapoema.

Segundo dados do Censo Populacional do IBGE, na área do Núcleo de Educação de Paranavaí havia quase 19 mil analfabetos no ano de 2000. No período de 2004 a 2007 foram alfabetizadas mais de 11 mil pessoas nos 21 municípios do Núcleo. A meta para 2009 é alfabetizar mais de 4 mil alunos em cerca de 280 turmas.

13ª edição da Caravana da Alfabetização, em Paranavaí
13ª edição da Caravana da Alfabetização, em Paranavaí - Mais de 20 municípios da região participaram - Foto: Levy Ferreira

A coordenadora do Paraná Alfabetizado, Izabel Cordeiro Ribas, lembrou que por trás dos números que ilustram os quadros estatísticos da população de não alfabetizados, há pessoas que precisam de incentivo para mudar a vida. “Solitários, somos ilhas, mas quando somos solidários somos gente”, afirmou. “O município de Nova Aliança do Ivaí é um dos exemplos de determinação. Com mais três turmas de alfabetização eles fecham a meta. Nesse ano a cidade será considerada território livre do analfabetismo”, disse.

“O compromisso continua. Convoco vocês que já tiveram a oportunidade de frequentarem os bancos escolares para juntos ao identificar um analfabeto encaminhe-o para a escola mais próxima. Vamos juntos chegar à nossa meta”, disse o chefe do Núcleo de Paranavaí, Saul Bogoni.

Durante esses seis anos de programa, muitos são os exemplos de superação. É o caso de Maria Aparecida Guedes, de 49 anos, que ingressou no programa ano passado no município de São Carlos do Ivaí. “Minha vida mudou muito. Antes as pessoas me diziam que na minha idade não era mais possível estudar, mas ao chegar à escola, a professora me disse que para estudar não tem idade e lá eu fiquei e estou até hoje, muito contente”, disse ela, que declamou um poema na caravana em Paranavaí.

Esta foi a 13ª Caravana da Alfabetização, a próxima será na cidade de Loanda. Mais informações sobre o Paraná Alfabetizado podem ser obtidas pelo telefone 0800 416200 e pelo site www.paranaalfabetizado.pr.gov.br

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto