Paranavaí tem a 9ª melhor nota do Estado no Ideb


  

O Ministério da Educação divulgou esta semana as novas notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em todo o país. Mais uma vez Paranavaí conseguiu elevar as notas e aparece com a 9ª melhor nota do Estado do Paraná, ficando ainda muito acima das médias estadual e nacional.

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho aliadas à taxa de reprovação, taxa de aprovação e taxa de evasão escolar. As informações para o cálculo da média são obtidas através de exames padronizados, como a Prova Brasil, que são elaborados e corrigidos pelo Ministério da Educação. As provas são aplicadas aos estudantes que estão no final das etapas de ensino (5ºs anos para a rede municipal de ensino, e 9ºs anos para a rede estadual) para avaliar o rendimento escolar. O Ideb é medido de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares. O índice divulgado esta semana pelo Ministério da Educação é referente às avaliações aplicadas em 2015.

Enquanto a média nacional subiu três décimos (de 5,2 em 2013 para 5,5 em 2015) e a média estadual também subiu três décimos (de 5,8 em 2013 para 6,1 em 2015), a média da rede municipal de ensino de Paranavaí aumentou cinco décimos, passando de 6,2 em 2013 para 6,7 na última avaliação. A média da rede municipal de ensino em Paranavaí também está bastante acima da média da rede estadual, que era de 4,1 em 2013 e passou para 4,3 em 2015.

“Nestes oito anos de gestão, temos visto que é muito difícil municípios que já têm uma média alta, conseguirem avançar ainda mais ou pelo menos manter os índices anteriores. A maioria dos municípios diminui as médias. Quando assumimos a gestão da Educação em Paranavaí, a média do Ideb era de 4,8. A cada avaliação fomos aumentando esta média. Em 2011 e 2013 mantivemos o índice 6,2, que já é acima da meta nacional projetada para 2021 (6,1). Hoje, nenhuma das nossas escolas tem média abaixo da meta da União, que é de 5,5. Temos muito que comemorar”, avalia a secretária de Educação do município, Cida Gonçalves.

A nota de Paranavaí no Ideb 2015 colocou o município com a nona maior média do Estado do Paraná, à frente de municípios de igual ou maior porte, como Umuarama (6,0), Cianorte (6,6), Campo Mourão (5,6), Londrina (6,5) e a capital Curitiba (6,3). A nível nacional, a média de Paranavaí é maior que todas as capitais brasileiras.
Entre as escolas do município, as três maiores notas foram registradas nas escolas: Jayme Canet (de 6,5 em 2013 para 7,8 em 2015); Hermeto Botelho (de 6,9 em 2013 para 7,7 em 2015); Cecília Meireles (de 6,6 em 2013 para 7,3 em 2015) e Maria Schüroff Back, do distrito de Graciosa (de 6,6 em 2013 para 7,3 em 2015).

Para a secretária Cida Gonçalves, “o resultado só foi possível porque esta administração dá todo apoio técnico às escolas e prioriza a Educação. Só temos que agradecer aos diretores e equipes pedagógicas das escolas, pelo trabalho de qualidade que vêm realizando na rede municipal, e em especial aos professores dos 5ºs anos, que são os responsáveis por estas notas. Também temos que parabenizar a equipe da Seduc, que faz um trabalho atuante dentro das escolas. Este resultado de sucesso é fruto de um trabalho conjunto entre a Secretaria e as escolas”, comemora.

Evolução do IDEB em Paranavaí
Evolução do IDEB em Paranavaí

Qualidade da educação avança na rede estadual de ensino do Paraná
A qualidade da educação na rede estadual de ensino está superior aos anos anteriores. É que mostra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta quinta-feira (8), em Brasília. Na rede pública estadual, o índice passou de 3,4 no ensino médio para 3,6. Nos anos finais no ensino fundamental, subiu de 4,1 para 4,3 e avançou de 5,8 para 6,1 nos anos iniciais.

O Ideb de 4,3 para os anos finais do fundamental é o melhor índice já alcançado pelas instituições públicas do Estado. Já o ensino médio nas instituições públicas passou da 8ª para a 5ª posição, contribuindo de maneira significativa para que o Estado tenha alcançado a 6ª posição na classificação geral.

Somada a participação das escolas particulares, o índice geral atingiu 6,2 nos anos iniciais do fundamental, 4,6 nos finais e, no ensino médio, 3,9.

Com essa evolução, o Paraná ocupa a 4ª posição nos anos iniciais, a 6ª nos finais e a 6ª colocação também no médio, levando-se em conta as redes pública e particular.

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, credita a melhora de desempenho aos primeiros frutos do Programa Meta – Minha Escola Tem Ação, carro-chefe da área pedagógica. O programa tem como objetivos elevar os índices educacionais, reduzindo o abandono e a reprovação por meio de uma boa gestão escolar.

“Para isso, trazemos a família cada vez mais para dentro da escola, estimulando a participação e melhorando o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Também a rede de proteção, que inclui conselhos tutelares, prefeituras municipais, Ministério Público e outros órgãos públicos, nos ajuda a manter os estudantes em sala de aula”, comenta Ana Seres.

Ela acrescenta que mesmo com a greve de professores do ano passado, houve melhora no indicador. “Isso mostra que o empenho na reposição das aulas e o nosso rigor na cobrança do cumprimento dos 200 dias letivos, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), surtiram efeito”, diz a secretária.

“Sou muito grata pelo envolvimento e dedicação de todos: funcionários, professores, diretores e equipes dos Núcleos e da Secretaria. Graças a cada um conseguimos esse resultado no principal indicador da educação”, comenta Ana Seres.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí e Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto