Paranavaí tem nota superior à média estadual e nacional no Ideb 2009


  

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009 divulgados ontem, segunda-feira, pelo MEC (Ministério da Educação) mostram que as escolas municipais (1ª a 4ª séries) de Paranavaí ultrapassaram a meta estabelecida para 2009 e ficaram acima da média do estado e do país. Paranavaí teve Ideb de 5,5 em 2009 (a meta era 4,7). A nota é superior a média do Paraná, que foi de 5,4, e a nacional, que foi de 4,6.

A nota mostra ainda que o município já ultrapassou a projeção para o ano de 2013, que é de 5,4, e está bem próximo de atingir a meta 6, equivalente as escolas de primeiro mundo e estabelecida pelo Governo Federal para todas as escolas do país até 2021.

O Ideb, realizado a cada dois anos, é uma síntese de indicadores educacionais que tem o objetivo de avaliar a qualidade educacional no país. O índice reúne as taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar e o resultado das notas da Prova Brasil ou do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Analisando os últimos resultado do Ideb em Paranavaí é possível perceber o crescimento na qualidade do ensino oferecido na rede municipal. Em 2005, a nota que era 4,3 passou para 4,8 em 2007, e atingiu 5,5 em 2009. Ou seja, aumentou em 5 pontos entre 2005 e 2007 e em 7 pontos entre 2007 e 2009. Para se ter uma ideia, Umuarama, cidade que possui quase o mesmo número de habitantes que Paranavaí, atingiu 5,3 na nota do Ideb 2009, 6 pontos a mais do que em 2007.

Quanto ao desempenho individual das instituições da rede municipal, a maior nota ficou com a Escola Cecília Meireles, que atingiu 7,3 no Ideb 2009, número equivalente aos países de primeiro mundo. As escolas Caic e Getúlio Vargas, que haviam ficado com nota 4,0 em 2007, inferior a média nacional daquele ano, agora apresentaram a nota 5,2. Esse salto significativo na avaliação se deve ao trabalho de enfrentamento realizado nas duas escolas dentro do PDE Escola – Plano de Desenvolvimento da Educação, financiado pelo MEC e pela Secretaria da Educação, e pelo comprometimento dos professores e envolvimento da comunidade escolar.

Ao ser informado do resultado do índice nesta segunda-feira, o prefeito Rogério Lorenzetti parabenizou a secretária de Educação, Cida Gonçalves, e pediu que ela transmitisse os seus cumprimentos a todos os professores e gestores da rede municipal. Para Rogério, a nota já é reflexo do comprometimento dos professores, da atual política da administração municipal que busca melhora constante na qualidade de ensino e boa utilização dos recursos públicos.

De acordo com a secretária Cida Gonçalves, o resultado do Ideb 2009 é muito satisfatório. “Conseguimos avançar 7 pontos no nosso primeiro ano de gestão, mesmo com todo o período de turbulência da Gripe A. Se compararmos com Curitiba, que avançou 6 pontos e conta com muito mais recursos, podemos perceber que se trata de um resultado satisfatório. Essa é nossa função e pretendemos melhorar e avançar muito mais”, comemorou a secretária.

Segundo Cida, o resultado é fruto do “bom desempenho dos professores em sala de aula”. Esse desempenho teria sido possível graças a um suporte oferecido pela Secretaria de Educação que inclui cursos de capacitação, oficinas, compra de equipamentos e materiais de qualidade, trabalho in loco da Secretaria de Educação nas escolas, investimentos com esporte, cultura, projetos de contra turno escolar e extraclasse, equipes técnicas pedagógicas e disponibilização de oito meses de salas de apoio para trabalhar os alunos com dificuldade de aprendizagem.

“Tudo isso dá suporte ao professor para que ele tenha condições de executar um bom trabalho em sala de aula. A isso se soma ainda a atuação do prefeito Rogério Lorenzetti, sempre preocupado com a educação, e que, mesmo com dificuldade, contratou mais funcionários e tem dado a autonomia necessária para que a Secretaria realize o seu trabalho”, destacou Cida.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto