Prefeito reivindica vinda da Reitoria da Unespar para Paranavaí


  

O prefeito Rogério Lorenzetti recebeu, nesta quinta-feira (11/08), em seu gabinete, a visita do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alípio Leal. Na oportunidade, ele reivindicou a vinda da Reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) para Paranavaí. A Unespar agrega sete faculdades estaduais, formando a sétima universidade pública do sistema estadual de educação.

O encontro foi acompanhado pelo deputado estadual Teruo Kato, que já vinha envidando esforços no sentido de trazer a Reitoria para o município, e também pelo vice-reitor da Unespar, Marco Aurélio Visintin, pelo diretor da Fafipa, Antônio Rodrigues Varela Neto, pela vice-diretora da instituição, Luzia Bana, por diretores da Seti e por representantes de outras instituições que foram a Unespar.

Formalizando seu pedido, Lorenzetti entregou um ofício onde afirmou ser oportuna a instalação da Reitoria na região já que Paranavaí tem se firmado como importante centro educacional, em especial no Ensino Superior, e porque o Campus do município possui o maior número de cursos superiores, alunos e professores se comparado as demais instituições que compõem a Unespar. Além disso, disse saber da intenção do Governo do Estado de descentralizar os poderes decisórios da Capital para o interior.

“Entendemos que a instalação da Reitoria da Unespar em Paranavaí traria um incremento no desenvolvimento de toda a nossa região. Como gestor municipal e liderança política, venho manifestar total apoio à concretização deste sonho, inclusive no tocante à oferta de instalações físicas adequadas para o funcionamento da Reitoria”, declarou o prefeito.

Durante a reunião o deputado Teruo Kato e Varela foram unânimes em ressaltar a posição estratégica do município e a importância da vinda da Reitoria para o crescimento da economia e o desenvolvimento da região Norte e Noroeste. “Sabemos que um dos planos do Governador Beto Richa é a interiorização. E isso é muito positivo porque significa desenvolver o Paraná como um todo”, arrematou Varela.

Alípio Leal destacou as qualidades da Fafipa como instituição de ensino superior, mas descartou a vinda de novos cursos. “Temos que melhorar o que nós já temos”, declarou.

Quanto ao ofício, ele afirmou que a cidade tem condições de abrigar a Reitoria, que o Estado tem a intenção de interiorizar, mas que esta será uma decisão das sete instituições que formam a Unespar e de suas respectivas comunidades. “O processo de discussão para onde vai a Reitoria passa pelo ponto de vista político e prático. Precisamos ver de que forma que a Prefeitura e a sociedade civil podem contribuir. Quem oferecer as melhores condições é que vai abrigar a Reitoria”, concluiu Leal.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto