Pró-reitorias apresentam ações e debatem internacionalização na Unespar


  

Os pró-reitores que integram a equipe de gestão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) se reuniram nesta quarta-feira, 14/10, no campus de Paranavaí. Os principais assuntos da pauta foram o processo de internacionalização na instituição e a atualização sobre as ações realizadas e em desenvolvimento pelas respectivas unidades administrativas.

A internacionalização ganhou espaço para os debates no período da manhã. A assessora de Relações Internacionais, professora Gisele Onuki, fez uma explanação sobre a concepção de internacionalização que se tem discutido nas instituições de Ensino Superior, sobretudo, observando os objetivos da Rede de Universidades da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur) que conta, também, com a participação da Unespar. “Entende-se a internacionalização não só como um intercâmbio, mas a interrelação de conhecimento. A integração da dimensão internacional, intercultural e global”, disse.

Para o reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, o assunto deve ser levado a sério tanto nas pró-reitorias como nos campi. “Precisamos unir as ações de internacionalização com as demais ações da universidade. Isso é estratégico para a Unespar e devemos acompanhar com a devida atenção”, pontuou ressaltando que não é necessária separação, mas a integração do que já é feito visualizando possibilidades de efetivar a internacionalização.

No período da tarde, os pró-reitores de Administração e Finanças (Praf), de Ensino de Graduação (Prograd), de Extensão e Cultura (Proec), de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento (Progesp), de Planejamento (Proplan) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Prppg), relataram sobre os projetos e programas desenvolvidos e apresentaram resultados parciais de pesquisas aplicadas na comunidade acadêmica. Os pró-reitores foram unânimes em ressaltar a importância e necessidade das direções, divisões e colegiados de todos os campi seguirem as orientações e normas que são publicadas e repassadas. Como destacam, os documentos normatizadores ajudam a dar unidade e maior controle aos procedimentos realizados na instituição.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unespar






Design by Gustavo Picoloto