PROERD fecha o ano formando mais de 1.800 estudantes de Paranavaí


  

O Proerd – programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – fecha o ano comemorando resultados expressivos. Neste período foram formados 1.283 alunos da rede pública e outros 570 da rede privada de ensino, totalizando mais de 1.800 jovens.

Com resultados concretos, o Proerd é uma parceria da Polícia Militar, através do 8º Batalhão, com a Secretaria Municipal de Educação. Iniciado em 2003 o programa já formou mais de 11 mil jovens apenas em Paranavaí, totalizando 31 mil na região.

Nesta semana novas turmas passaram pela alegria de serem formadas pelo Proerd. Na segunda-feira os alunos das escolas Clemente Niehues, de Mandiocaba; Maria Schuroff Back, de Graciosa, e Escola Municipal de Graciosa, receberam os seus certificados. Nesta terça-feira foi a vez dos alunos da Escola Municipal José Vaz de Carvalho (Sumaré); Edith Ebiner (Chácaras Jaraguá) e Santos Dumont, dizerem “Não” às drogas e à violência. O programa mostra, dentre outras coisas, que cigarros e bebidas alcoólicas também são drogas, com o diferencial de que são permitidas por lei.

Mentor do Proerd, o sargento Edimilson Pedro dos Santos comemora os resultados. Lembra da importância da Polícia Militar estar nas escolas, conversando com as crianças e com a comunidade, falando do perigo das drogas. Ele afirma que já existem resultados do trabalho iniciado em 2001. “Sei de jovens que nunca se aproximaram de cigarros e de bebidas”, comemora. Também o fato de encontrar os jovens e receber deles o carinho até hoje é outro sinal de sucesso do programa.

O Proerd começou nos Estados Unidos da América, através de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade. O esforço foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos. No Paraná o Proerd oferece uma variedade de atividades interativas, com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas nesta fase de suas vidas.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto