Proerd irá formar mais de 1.200 alunos em Paranavaí este ano


  

Duzentos e sessenta e quatro alunos das 4ª séries de quatro escolas municipais de Paranavaí participaram, na última quinta-feira, da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), realizada no ginásio Lacerda Braga.

Até o final deste mês 1.219 estudantes, de 19 escolas da rede municipal de ensino, terão concluído as aulas do programa.

A primeira formatura contou com a presença de alunos das escolas Hermeto Botelho, Cecília Meireles, Carlos Cagnani e Jayme Canet. Pais, professores e policiais militares prestigiaram o evento, indicando que a proposta do Proerd tem dado resultados. “É uma integração entre escola, polícia e família, que ajuda a formar bons cidadãos”, disse o policial Marcelo Barbosa Gimenes, instrutor do programa.

O Proerd é uma iniciativa que tem o objetivo de prevenir o uso de drogas e combater a violência nas escolas. Em Paranavaí funciona a partir de uma parceria entre a Polícia Militar do Paraná e a Prefeitura. O município é responsável pela distribuição de cartilhas educativas que abordam 10 temas, entre os quais drogas e álcool. A PM cede um policial para ser o instrutor dos alunos.

Todas as crianças aprendem, durante as aulas que têm duração de uma hora, a respeitar as decisões dos pais ao mesmo tempo em que discutem os males causados pelo cigarro, pelas bebidas alcoólicas e pelo uso de drogas. As aulas são realizadas uma vez por semana e envolvem atividades diferenciadas, entre as quais apresentações teatrais e músicas.

Uma inovação feita este ano em Paranavaí foi a participação dos alunos de salas especiais. São crianças com mais de 11 anos que recebem as instruções do Proerd. Elas demonstram grande entusiasmo com as atividades e têm melhoras significativas no rendimento escolar, garantiu Gimenes.

O Proerd surgiu nos Estados Unidos em 1983 e foi implantado no Brasil em 1992. Em Paranavaí o programa tem formado alunos da rede municipal de ensino desde 2000.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto