Proerd orienta sobre riscos das drogas e promove inclusão social


  

Numa cartolina as crianças enumeram os problemas causados pelas drogas e as características de quem não é usuário. Divididos em três filas, os alunos da 4ª série e da sala especial da Escola Municipal Jayme Canet participam de uma gincana para ver qual equipe indica o maior número de palavras relacionadas ao tema.

Música, brincadeiras e muita diversão fazem parte das atividades do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que tem como principal objetivo alertar as crianças sobre os riscos do uso das drogas.

Além das orientações, as aulas do Proerd estão promovendo a inclusão social. Com a participação dos alunos das classes especiais juntamente com as demais crianças, cria-se a possibilidade de interação. “Estamos na era da inclusão e as aulas do Proerd estão possibilitando a socialização dos alunos”, avaliou Simara Fátima Almeida, professora da sala especial da escola Jayme Canet. “Os alunos da classe especial também aprendem a ter mais disciplina. É uma experiência muito válida que estão levando para a vida”, completou a professora.

Mas não somente os alunos das salas especiais saem ganhando. Alunos das 4ª séries também aprendem a dizer “não” às drogas. “Há mudanças no comportamento. Eles aprendem a ter disciplina e respeito pelos colegas e por eles mesmo. É uma experiência muito importante”, destacou Macia Regina Volpato, professora da 4ª série da escola Jayme Canet. Segundo ela, muitas crianças já têm contato com pessoas dependentes químicas e precisam aprender a conviver e a tentar resolver esse problema.

Mentor do Proerd em Paranavaí, o sargento Edimilson Pedro dos Santos é recebido com muita festa pelas crianças, logo que entra na sala de aula. Ele incentiva os alunos a cantarem, praticarem exercícios físicos e, o mais importante, a pensarem sobre valores humanos, auto-estima e os riscos do uso de drogas. “Nossa intenção é fazer com que todas as crianças aprendam a dizer ‘sim’ à vida e ‘não’ às drogas.” Para isso, utiliza métodos que prendem a atenção dos alunos, atividades lúdicas e artísticas, por exemplo.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto