Professora de Paranavaí classificada em concurso nacional de redação


  

Lucilaine Cezário de Jesus trabalha há 16 anos na Escola Municipal Jayme Canet.

Formada em pedagogia pela Fafipa (Faculdade de Ciências e Letras de Paranavaí) ela decidiu colocar no papel toda a experiência na área educacional e participar do 6º Concurso de Redação Ler é Preciso, realizado pelo instituto Ecofuturo. O resultado da perseverança? Em meio a milhares de redações, o texto de Lucilaine está entre os 10 melhores de todo o Brasil na categoria professor.

No dia 17 deste mês, ela vai para São Paulo na grande premiação. Lucilaine é a única professora do Paraná classificada na categoria. Ela concorre com professores do Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os três primeiros colocados de cada categoria – são cinco no total - receberão computadores e clássicos da literatura universal. Os textos dos vencedores ainda serão incluídos num livro. Uma assembléia com os classificados vai decidir o município que ganhará uma biblioteca Comunitária Ler é Preciso.

A possibilidade de ser uma das vencedoras e ainda trazer um acervo bibliográfico para Paranavaí tem deixado a professora ansiosa. Lucilaine conta que sempre gostou de ler e constantemente incentiva os colegas de trabalho e os alunos a escreverem e participarem de concursos. “Não esperava a minha classificação. Inscrevi a escola em outras categorias (1ª a 4ª série e educação de jovens e adultos) e torcia pelos alunos”, comenta.

O tema escolhido por Lucilaine foi “As filhas do meu coração”. A professora fala sobre a relação com os estudantes. Hoje, depois de 16 anos trabalhando no mesmo estabelecimento de ensino, ela mantém contato com ex-alunas que vão todos os dias levar os filhos na escola. Questionada sobre o que achou da classificação do seu texto, a professora é enfática. “Acho importante para elevar a auto-estima dos professores da rede municipal de ensino.”

Para o secretário municipal de Educação, Pedro Baraldi, a classificação da professora no concurso de redação que envolveu milhares de trabalhos de todo o país valoriza os profissionais da área. “A educação municipal tem muito a comemorar. Conquistou muitos prêmios recentemente.” O vereador César Alexandre visitou com o secretário Pedro Baraldi a Escola Jayme Canet e a professora Lucilaine nesta semana. O vereador destaca a importância da participação da escola municipal no concurso. Para ele, a qualidade no ensino fundamental é crucial para a formação dos estudantes.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto