Programa de Desenvolvimento Educacional capacita professores da rede estadual do Paraná


  

Professores da rede estadual de ensino são capacitados pelo Programa de Desenvolvimento Educacional, resultado da parceria entre duas secretarias estaduais - Educação e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – e ainda as universidades e faculdades estaduais, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

O programa promove a formação continuada do professor da rede pública estadual de ensino, para aprimorar a qualidade da educação básica, de acordo com as necessidades educacionais e socioculturais da comunidade escolar.

Em seu segundo ano de atuação, o programa envolve 4.800 professores da rede estadual de ensino e cerca de mil professores de instituições públicas de ensino superior (80% das instituições estaduais e 20% das federais).

As universidades e faculdades estaduais envolvidas no programa são a UEL (Londrina), UEM (Maringá), Unioeste (Oeste do Paraná), UEPG (Ponta Grossa), Unicentro (Centro-Oeste), UENP (Norte), Embap (Curitiba), FAP (Curitiba), Fecilcam (Campo Mourão), Fafipa (Paranavaí), Fafipar (Paranaguá) e Fafiuv (União da Vitória). Com recursos do Programa Universidade em Movimento, da Seti, estão sendo investidos cerca de R$ 10 milhões na construção de oito Centros Integrar-PDE, executados em parceria com a Seed.

O programa oferece, a cada ano, 2.400 vagas para o curso de capacitação dos professores, que tem a duração de dois anos, com 1.060 horas/aula, e é voltado para realidade do ensino básico estadual. Além disso, são feitos trabalhos com grupos de professores das escolas da rede estadual e promovida a certificação do curso junto às universidades estaduais.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto