Reitoria da Unespar é instalada em Paranavaí


  

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que está presente em Curitiba e mais cinco municípios, tem agora sua reitoria oficialmente instalada em Paranavaí. A solenidade de instalação e inauguração do prédio foi nesta terça-feira (27/1), com a presença do reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo, do prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, representantes do governo estadual e de lideranças da região.

O prédio, disponibilizado pela prefeitura de Paranavaí, passa a abrigar a reitoria, as pró-reitorias e diretorias da universidade, que encaminharão atividades administrativas, acadêmicas e financeiras.

Fortalecer - Em 2013, o governador Beto Richa apresentou o projeto de lei 144/2013 que previa a efetiva criação da universidade e a definição da cidade de Paranavaí como sede da Reitoria da Unespar. O projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa.

A indicação de Paranavaí para sede da Unespar visa fortalecer o ensino superior na região e contribuir para o desenvolvimento regional. Todas as reitorias das demais universidades estaduais estão localizadas em cidades polos, que se caracterizam como centros irradiadores de conhecimento e desenvolvimento do estado.

Terceira Maior - Uma das sete universidades do Sistema Estadual de Ensino Superior, a Unespar passou a integrar faculdades localizadas em diversas regiões do Estado. As faculdades são agora campi da Unespar. São eles: Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I e II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória e a unidade especial da Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar de Guatupê.

Com a união das instituições, a Unespar tornou-se a terceira maior universidade mantida pelo Governo do Paraná em número de estudantes. Os sete campi e a unidade especial atendem 12.600 acadêmicos, em 68 cursos de graduação, 36 cursos de especialização e dois programas de mestrado.

Uma Causa - O prefeito Rogério Lorenzetti ressaltou a importância das parcerias para a conquista da reitoria no município, reforçando que a universidade se tornou uma causa de toda cidade. “Agora, vamos sempre defender a instituição, pois não se trata da universidade do Noroeste ou de Paranavaí, mas a universidade do Paraná. Nosso compromisso não acaba aqui”, afirmou.

Lorenzetti disse ainda que o município tem muito o que comemorar. “Plantamos uma conquista definitiva que é uma honra para Paranavaí. A Unespar é um motor do conhecimento e um dos motores que vai induzir o crescimento local e regional”, afirmou.

Equipe - Na solenidade, o reitor Antônio Carlos Aleixo apresentou a equipe de gestão que coordenará parte dos trabalhos em Paranavaí. “Esse é um grupo que está trabalhando por acreditar no projeto da Unespar”, afirmou. O reitor destacou a atuação do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, no processo de organização da Unespar e manutenção das outras universidades. “Trabalhamos pela produção do conhecimento, não por um grupo. Somos educadores e nós que somos da educação não ocupamos um espaço em si, produzimos o conhecimento para o mundo”, disse ele.

A reitoria foi instalada na Rua Pernambuco, 858. No local, funcionava a Junta de Conciliação de Julgamento de Paranavaí. O prédio de cerca de 400 metros quadrados recebeu investimentos de mais de R$ 220 mil da prefeitura.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto