Reitoria da Unespar será instalada em Curitiba


  

O Conselho Universitário da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) definiu que a sede da instituição será em Curitiba. A decisão foi formalizada durante um encontro realizado na semana passada, na Faculdade de Artes do Paraná, em Pinhais. Durante a reunião, também foram empossados os conselheiros da nova universidade do Estado, formada por sete faculdades e a Academia Policial Militar do Guatupê.

A reitoria da Unespar funcionará no Espaço Pedagógico-Cultural Casa Gomm, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, o processo de criação da universidade está em fase final. “Fizemos o que foi preciso e contamos com a participação dos diretores das faculdades e da comunidade acadêmica. A Unespar é uma prioridade do governo Beto Richa”, afirmou.

Sétima universidade estadual paranaense, A Unespar é constituída pelas faculdades estaduais de Apucarana (Fecea), Paranavaí (Fafipa), Campo Mourão (Fecilcam), União da Vitória (Fafiuv), Paranaguá (Fafipar), a Escola de Música e Belas Artes (Embap) e a Faculdade de Artes do Paraná (FAP), além da Academia Policial Militar do Guatupê. Foi criada por meio da Lei Estadual 13.283, de 25 de outubro de 2001, mas ainda não está credenciada pelo Conselho Estadual de Educação.

Próximo passo – Após a posse dos conselheiros, o grupo analisou e aprovou o regimento, o estatuto e o plano de desenvolvimento institucional – documentos que definem a identidade da universidade. O próximo passo é a formação da comissão de peritos com experiência na área para visitar as instituições e apresentar os relatórios das vistorias ao Conselho Estadual de Educação do Paraná para o credenciamento, que deve acontecer em abril de 2012.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e reitor pro tempore da Unespar, Alípio Leal, presidiu a reunião, que contou com a participação do vice-reitor da Unespar, Marco Aurélio Visintin, e do Coordenador de Ensino Superior da secretaria, Mário Cândido de Athaide Junior, além dos dirigentes das instituições que compõem a universidade: Stela Maris da Silva (FAP), Solange Garcia Pitangueira (Embap), Valderlei Garcia Sanches (Fafiuv), Antonio Carlos Aleixo (Fecilcam), Mauro Stival (Fafipar), Rogério Ribeiro (Fecea), Antonio Rodrigues Varela Neto (FafiUV) e o Tenente Coronel João de Paula Carneiro Filho (Academia Policial Militar do Guatupê). O presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Romeu Gomes de Miranda, participou da abertura do encontro.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto