Secretaria entrega mais de 600 livros às escolas


  

Seres fantásticos. Personagens que marcaram a literatura brasileira e até hoje encantam crianças e adultos. O Sítio do Pica-Pau Amarelo sempre foi palco de histórias empolgantes e divertidas, por isso, nesta quinta-feira (15), a Secretaria de Educação (Seduc) de Paranavaí entregou para as escolas municipais livros do autor Monteiro Lobato, responsável por criar um mundo tão fascinante como é o de Pedrinho, Narizinho, Emília, Saci e muitos outros.

Ao todo são 637 livros, distribuídos de acordo com o número de turmas de cada escola. Os livros foram adquiridos com recursos do município e já foram encaminhados às bibliotecas das escolas para alimentar a imaginação dos alunos e servirão como base para a realização do Festival Monteiro Lobato, desenvolvido no município há dez anos. O Festival envolve os alunos da 4ª série e tem como principal objetivo incentivar a leitura, promover a interação entre os alunos e conhecimento sobre o teatro.

De acordo com Edilene Guedes Cardoso dos Santos, supervisora pedagógica do município e uma das coordenadoras do Festival, as crianças que participam das atividades apresentam melhoras na leitura e na escrita. “O retorno é garantido e todos os professores percebem isso na sala de aula. A produção textual dos alunos melhora muito quando participam de atividades que incentivam a prática da leitura.” Este ano, 1.280 alunos da rede municipal participam do Festival Monteiro Lobato.

Também coordenadora do Festival Edina Regina Cruz lembrou que a aquisição dos livros foi uma conquista de grande importância para o município e que os novos exemplares são fundamentais para a formação dos alunos. “Conseguir mais livros foi uma vitória marcante para todos, porque a gente só melhora nossa cidade e nosso país incentivando a leitura.”

A diretora administrativa da Seduc, Edina Rossi, aproveitou a entrega dos livros para dar boas notícias aos representantes das escolas que participaram do evento. Ela informou que em breve as bibliotecas receberam 403 novos livros de literatura infantil, dobrando o número de livros por aluno em algumas escolas. Enquanto isso, a equipe pedagógica da secretaria analisa outros títulos para saber se podem ou não ser comprados e levados às escolas.

O Festival Monteiro Lobato deste ano teve início em abril. A primeira fase envolve a leitura das obras do autor, a segunda etapa é para a construção de painéis e cartazes que ilustram as histórias contadas nos livros e no final os alunos fazem apresentações dos trabalhos. Essa última fase do Festival Monteiro Lobato será nos dias 2 e 3 de julho. Vale lembrar que Monteiro Lobato é um Festival que já recebeu prêmio nacional e o sucesso entre os alunos é tão grande que no ano passado a realização dele tornou-se obrigatória, por lei, todos os anos.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto