Universidade Estadual de Maringá implanta cotas sociais no vestibular


  

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) implanta, a partir do próximo vestibular, o sistema de cotas sociais. Os candidatos que fizerem a opção por esse sistema vão concorrer a 20% das vagas previstas no Vestibular de Inverno – as inscrições começam nesta quarta-feira (1º) e vão até 22 de abril.

A Universidade oferece 1.542 vagas, distribuídas em 46 cursos de graduação. Pelo sistema de cotas sociais, foram reservadas 304 vagas para alunos do ensino público.

As cotas sociais foram adotadas após longa discussão, que levou em consideração a experiência de outras universidades do Brasil e até de outros países. “O sistema de cotas sociais no vestibular constitui uma política pública afirmativa e como tal visa amenizar o quadro de distorções entre as várias camadas sociais, possibilitando o acesso ao ensino público superior”, diz o vice-reitor da UEM, Mario Luiz de Azevedo.

Para optar pela modalidade, o candidato deve declarar na ficha de inscrição sua opção pelo sistema. Para isso, deverá ter cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituição pública de ensino, fazer parte de de família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo e não ter concluído curso de nível superior. A documentação exigida para a matrícula deve ser fornecida no ato da matrícula.

As inscrições para o Vestibular de Inverno estarão abertas de 1º a 22 de abril pelo site www.vestibular.uem.br. As provas serão realizadas de 12 a 14 de julho, em oito cidades: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Paranavaí e Umuarama. A taxa de inscrição é de R$ 90. Outras informações pelo fone 44 3261 4450.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto