Universidade Sem Fronteiras promove seminários regionais


  

Menos de oito meses após o lançamento do maior programa de apoio à extensão universitária do País - o Universidade Sem Fronteiras - a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior promove, em cada uma das principais regiões do Paraná, o I Seminário Regional do Programa Universidade Sem Fronteiras.

Nesta sexta-feira (13) e no sábado (14), o I Seminário Universidade Sem Fronteiras Regional Noroeste será realizado em Maringá.

O evento é promovido junto com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), a Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Campo Mourão).

A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, resume a adesão ao programa: “É uma revolução silenciosa que está ocorrendo no Paraná”. Essa idéia condensa a explicação de que, nos municípios onde o projeto atua, tem início uma transformação no comportamento das pessoas, que estabelecem uma rede de cidadania entre os universitários, gestores públicos e comunidades locais. Para Lygia, tamanho sucesso só é possível porque todos os envolvidos com o programa “estão fazendo seu trabalho com o coração”.

Nos próximos dias 20 e 21, será realizado o I Seminário Universidade Sem Fronteiras Regional Centro-Sul, em Ponta Grossa. Nos dias 27 e 28 deste mês, acontecerá o I Seminário Universidade Sem Fronteiras Regional Centro-Oeste, em Guarapuava. Em Londrina, o I Seminário Universidade Sem Fronteiras Regional Norte aconteceu nos dias 9 e 10 maio.

Com recursos de R$ 10,3 milhões, o Universidade Sem Fronteiras envolve 712 estudantes e profissionais recém formados bolsistas, mais de 400 professores das universidades e faculdades públicas do Paraná e 124 municípios com Índice de Desenvolvimento Humano) insatisfatório, que vêm sendo beneficiados com ações de 164 projetos nas áreas do apoio às licenciaturas, à pecuária leiteira, à agricultura familiar e aos direitos sociais. Também participam do programa cerca de 200 organizações municipais, estaduais e federais.

O programa Universidade Sem Fronteiras tem como objetivo intensificar a interação entre estudantes, profissionais recém-formados e professores das instituições estaduais e federais públicas de ensino superior e as comunidades paranaenses. As regiões de atuação - prioritariamente, Vale da Ribeira, Litoral e região central do Estado - foram identificadas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) como as mais vulneráveis do ponto de vista social.

Além da presença dos reitores e diretores das Instituições Estaduais de Ensino Superior e de coordenadores dos projetos, os seminários têm a participação de universitários, profissionais recém-formados, educadores, representantes de instituições e membros das comunidades beneficiadas pelos projetos. Após a solenidade de abertura, os eventos prosseguem no segundo dia com palestras, debates em câmaras temáticas simultâneas e uma plenária final.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto