Universidades estaduais abrem vagas para transferência externa


  

A temporada de transferências externas das Universidades Estaduais do Paraná para o ano letivo de 2015 já começou. São ofertadas mais de 2 mil vagas para vários cursos das sete instituições estaduais de ensino superior, para alunos de universidades públicas, privadas ou estrangeiras e queiram ingressar em uma das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES).

Os interessados deverão se submeter a uma seleção, definida por meio de edital e executada por uma comissão especial de processo seletivo de cada universidade. As vagas disponíveis são abertas por desistência, transferência, falecimento ou desligamento de alunos.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está com o período de inscrições aberto até 29 de janeiro. As inscrições são realizadas nos protocolos dos campus Universitários Santa Cruz e Irati, mediante requerimento do interessado e recolhimento de taxa de R$ 50,00. A universidade oferta 1.127 vagas em 43 cursos.

Na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) as inscrições para o processo seletivo podem ser feitas em 22 e 23 de janeiro. Dos 22 cursos, Matemática e Pedagogia são os que mais oferecem vagas.

A partir de 15 de janeiro a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgará o edital contendo vagas por curso, local de oferta, série, turno e procedimentos a serem adotados pelos candidatos à transferência. As inscrições podem ser feitas em 27 e 28 de janeiro.

A novidade da UEPG no processo de transferência externa é o critério de classificação dos candidatos, que também poderão contar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no processo. A fórmula é simples – Nota do Enem + Média do histórico escolar. Serão usadas as notas de todas as etapas do Enem, inclusive a redação.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza o processo em duas etapas. A primeira realiza as inscrições em 15 e 16 de janeiro, somente para alunos oriundos de instituições públicas.

Os alunos de universidades privadas e estrangeiras poderão se inscrever de 6 a 9 de fevereiro. O edital referente às vagas por curso, local de oferta, série, turno e procedimentos para estudantes de universidades públicas será publicado em 15 de janeiro e o edital para os alunos das instituições privadas e estrangeiras será lançado em 6 de fevereiro.

Na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) o processo seletivo de transferência externa é separado, pois cada um dos campus é responsável pelo seu processo. Entre as sete unidades da Unespar, três já estão com inscrições abertas, o campus Paranavaí recebe inscrições para transferência até 23 de janeiro, o campus de Campo Mourão até 30 de janeiro e o campus Curitiba II até 31 de janeiro. O campus Curitiba I receberá inscrições de 26 até 30 de janeiro e o campus de Apucarana partir de 3 de fevereiro.

O edital da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) será publicado a partir da segunda quinzena de janeiro, com todas as informações necessárias para a realização do processo seletivo de transferências externas para o ano letivo de 2015.

Entre as sete IEES, somente a Universidade Estadual de Londrina (UEL) já fez o processo seletivo de transferência externa. A instituição ofereceu 445 vagas para 45 cursos de graduação.

A relação de documentação necessária para a inscrição está disponível nos sites das universidades.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto