Agência de Paranavaí realizou mais de 14 mil encaminhamentos de trabalhadores em 2014


  

Porta de entrada para milhares de profissionais que buscam a inclusão ou reinserção no mercado de trabalho, a Agência do Trabalhador é responsável por fazer a intermediação entre empregador e mão de obra, emissão de Carteiras de Trabalho, atendimento ao Seguro Desemprego, entre outros serviços. Só em 2014, a Agência do Trabalhador de Paranavaí registrou um recorde de 14.014 encaminhamentos para empregadores, que resultou na colocação de 739 trabalhadores no mercado formal.

Se comparado com o mesmo período de 2013, o número de encaminhamentos teve uma pequena alta de 2,7%, enquanto que o número de colocações pela Agência caiu aproximadamente 18%. “Temos observado que os empregadores estão cada dia mais exigentes quanto à qualificação da mão de obra. Isso causou, inclusive, uma queda no número de vagas captadas e de colocações efetivadas”, apontou Lucas Barone, gerente da Agência.

Ele lembra que a qualificação e o aperfeiçoamento da mão de obra são fatores decisivos para entrar no mercado de trabalho ou mesmo conquistar uma promoção. Pensando nisso, Agência lançou em maio do ano passado o Programa de Aperfeiçoamento do Trabalhador (PAT), uma iniciativa inédita no Estado que busca a qualificação da mão de obra local através da oferta de cursos técnicos gratuitos em parceria com instituições do município com grande experiência na área.

Segundo Barone, a Agência já está em contato com as instituições parceiras para definir a lista de cursos a serem ofertados neste ano. O anúncio dos cursos e prazos de inscrição deve ser realizado nas próximas semanas.

Agência Virtual - Desde dezembro, empregadores e empregadores de Paranavaí contam com uma nova ferramenta de busca e inserção de vagas de emprego: o Blog da Agência do Trabalhador. Completamente desenvolvido por servidores da Agência, o blog traz informações úteis ao trabalhador e ainda serve como um canal de contato que agiliza o acesso às vagas.

“Através do Blog, o trabalhador tem acesso às vagas disponíveis em tempo real. Assim que a empresa ou a Agência cadastra uma nova vaga, ela já fica acessível para os candidatos a uma vaga de emprego. Outra ferramenta disponível é o cadastro de currículos do trabalhador. O currículo fica disponível para que a Agência possa verificar se o perfil dos candidatos se enquadra em alguma vaga disponível e então fazemos o contato com o trabalhador para convoca-lo para as entrevistas”, explica o captador de vagas da Agência do Trabalhador, Jeferson Goulart Magalhães, que foi quem desenvolveu a estrutura do Blog.

Para cadastrar currículos, verificar disponibilidade de vagas e outras informações importantes para trabalhadores e empregadores, basta acessar o link www.agenciadotrabalhadorparanavai.wordpress.com.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto