Agronegócio impulsionou geração de empregos em junho em Paranavaí


  

Assim como no cenário brasileiro, o agronegócio foi o grande responsável pelo bom desempenho de Paranavaí no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgado nesta semana. O setor, que no primeiro trimestre deste ano registrou o seu maior crescimento desde 1998, também colaborou para que o município conquistasse a 5º melhor posição em geração de empregos no estado no mês de junho, com saldo positivo de 317 vagas, sendo 282 na agropecuária.

No balanço geral, o município ficou atrás apenas das cidades de Rolândia, Maringá, Londrina e Curitiba, e à frente de cidades como Umuarama, Cianorte, Cascavel e Ponta Grossa. Uma avaliação mais detalhada dos dados dos últimos levantamentos revela ainda a evolução do município nos últimos meses. Em abril, por exemplo, a cidade ficou com a 37ª posição e um saldo positivo de 41 vagas. Em maio, foram 121 novos postos e a 17º posição no ranking.

Para o produtor rural e presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná (SRNP), Gilberto Pratinha, o bom momento da mandiocultura e da citricultura tem contribuído significativamente com a economia e a geração de empregos no município. “A evolução no preço da mandioca fez com que houvesse muitas contratações com carteira assinada no município, assim como tem acontecido com a laranja. Hoje, graças a esse aquecimento, tem sido muito difícil encontrar mão de obra em nossa região, o que tem forçado alguns produtores a importar mão de obra de outros estados do país”, relata Pratinha.

O produtor revela otimismo para os próximos meses e acredita no bom momento do agronegócio. “Acredito que a demanda vai continuar forte nos próximos meses. O agronegócio está muito forte em todo o país e aqui não é diferente. Todos os investimentos que fizemos ao longo dos últimos anos estão refletindo agora, inclusive com a geração de novos postos de trabalho”, aponta.

Na opinião do gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Carlos Henrique Scarabelli, tão importante quando o bom momento do agronegócio tem sido a política de atração de investimento praticada pela atual administração municipal.
O município, que no final de 2009 tinha aproximadamente 18 mil trabalhadores registrados em carteira, conta hoje com mais de 21.600 postos formais de trabalho, um saldo positivo de 3.600 novas vagas de trabalho.

“Graças a uma boa política de atração de investimentos, tem crescido o número de indústrias que estão se instalando na cidade e, consequentemente, gerando mais ICMS. Tal feito tem consolidado Paranavaí como um grande polo de emprego na região e no estado”, destaca o gerente.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto