Paranavaí abriu mais de mil postos de trabalho formais no acumulado do ano


  

De janeiro a setembro deste ano, o município de Paranavaí já registrou a criação de 1.146 postos de trabalho formais em diferentes setores. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em setembro, a cidade registrou o seu quarto melhor desempenho de geração de empregos formais no ano, com um saldo positivo de 118 postos de trabalho, e ficou com a 26ª posição no estado. Este é o terceiro melhor resultado para o mês de setembro desde 2003, quando teve início a divulgação do Caged.

A criação das novas vagas foi impulsionada principalmente pelos setores de Serviços (99 postos) e Indústria de Transformação (84 postos). Por outro lado, os setores que mais demitiram no período foi a Agropecuária, com 46 empregos a menos, e o Comércio, com 40.

No acumulado do ano, o setor do Comércio foi o único a aparecer com o saldo negativo de geração de empregos, com 202 postos a menos. Segundo um levantamento da Agência do Trabalhador, no mesmo período do ano passado o Comércio tinha um saldo positivo de 95 postos de trabalho.

Para o gerente da Agência, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká), o saldo negativo do comércio pode ter relação com o fechamento dos supermercados aos domingos. “Fizemos um levantamento especifico do setor do Comércio que mostrou que as ocupações que mais tiveram desligamentos foram os operadores de caixa, repositor de mercadorias, embalador a mão e açougueiro, ocupações provenientes e comuns dos supermercados”, apontou o gerente.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto