Paranavaí é a 3ª do Paraná em geração de empregos em maio



Foi divulgada nesta sexta-feira (19/6) a última atualização do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), referente ao mês de maio. Pela quinta vez consecutiva neste ano o município de Paranavaí comemorou saldo positivo na geração de emprego e ficou com a terceira posição no ranking estadual, através apenas das cidades de Cascavel e Toledo.

Dos 60 municípios paranaenses com mais de 30 mil habitantes acompanhados mensalmente pelo Caged, mais da metade – ou seja, 31 municípios - tiveram saldo negativo na geração de empregos, entre eles a capital, Curitiba, e cidades como Londrina, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Paranaguá.

No mês passado, o município registrou 195 novos postos de trabalho de acordo com o levantamento, resultado de 987 admissões contra 792 desligamentos. O maior número de admissões foi nos setores de indústria de transformação (118), serviços (48) e comércio (35).

Isso significa que, em um único mês, a cidade abriu quase a mesma quantidade de vagas que foram criadas entre janeiro e abril deste ano, quando foram registradas 227 novas vagas com carteira assinada.

Brasil e Paraná fecham vagas – Por outro lado, o país voltou a perder vagas de empregos formais em maio. No mês passado, foram fechados 115.599 postos de trabalho, segundo dados do Caged. É o pior resultado para meses de maio desde o início da série histórica do indicador, em 1992. Também é a primeira vez que há corte de vagas em um quinto mês do ano. Considerando todos os meses, o resultado é o pior desde dezembro, quando foram cortados 555 mil postos de trabalho.

O Paraná também registrou saldo negativo de empregos em maio. Aliás, esta foi a primeira vez nos últimos 12 anos que o estado registrou um desempenho negativo para esta época do ano. Segundo dados do Caged, o Paraná perdeu 1.361 empregos formais no mês passado e o setor que maios contribuiu para este resultado foi a indústria de transformação.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto