Paranavaí se destaca no ranking de geração de empregos formais


  

O ranking de empregos formais do primeiro semestre deste ano apontou Paranavaí em posição de destaque em relação a outros municípios da região. O saldo de 1.100 colocações no mercado de trabalho foi superior aos números de Cianorte (873), Umuarama (855) e Campo Mourão (389). É o que mostra a avaliação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que leva em conta a diferença entre admissões e desligamentos.

A título de comparação, cabe apresentar alguns números. De janeiro a junho deste ano, Paranavaí contratou 6.946 pessoas, com 5.846 demissões. Em Cianorte, foram 8.552 contratações e 7.679 desligamentos. Os números de Umuarama foram os seguintes: 8.252 novos postos de trabalho contra 7.397 demissões. Já em Campo Mourão, 6.727 pessoas foram contratadas e 6.338 demitidas.

Na prática, significa que Paranavaí está entre os 18 municípios com maior índice de geração de empregos no primeiro semestre. “Estamos em um ritmo muito bom. É sinal de que a economia está favorável à cidade, com grandes empresas procurando Paranavaí para se instalarem aqui”, disse o gerente da Agência do Trabalhador, Carlos Henrique Scarabelli.

A expectativa de Scarabelli é de que o segundo semestre seja ainda mais positivo para o município, uma vez que a recente instalação de um hipermercado e a inauguração de um shopping dentro de alguns meses devem fazer o número de contratações formais dar um grande salto em relação aos seis primeiros meses deste ano. Os bons resultados conquistados até agora, garante o gerente da Agência do Trabalhador, devem-se especialmente ao comércio varejista.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Guto Costa, comemorou os números apresentados pelo Caged, enfatizando que a economia do município passa por um momento ímpar. Ele lembrou das fortes campanhas de fomento, que têm atraído consumidores de toda a região para Paranavaí e destacou a preocupação dos empresários em investir no bom atendimento e na capacitação dos colaboradores. “Tudo isso tem reflexos positivos”, disse ele.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto