Em Maringá, 15% dos consumidores compram pela Internet


  

As compras pela Internet estão se tornando cada vez mais corriqueiras para os consumidores de Maringá.

O Paranavaí Online pergunta: Com que freqüência você faz compras pela Internet?

A "Pesquisa do Perfil do Consumidor", divulgada nesta sexta-feira pelo Sebrae/PR e pelo Sicredi, durante um café da manhã para 250 empresários da cidade, no auditório do CREA, revela que 15% da população maior de 18 anos em Maringá já realizaram pelo menos uma compra pelo computador no último ano.

Os principais itens adquiridos pelos consumidores de Maringá foram eletrônicos, livros e revistas, cds e dvds. A pesquisa que traça um perfil dos consumidores da cidade e ouviu 685 pessoas nos meses de junho e julho deste ano. Essa é a primeira vez que a pesquisa traz dados como o avanço do comércio eletrônico no município. O último levantamento que abordou os hábitos dos consumidores de Maringá foi realizado em 2005.

O percentual do uso da internet para compras, levantado na pesquisa divulgada nesta sexta-feira, é um indicativo importante do crescimento do e-commerce. É superior, por exemplo, ao identificado em 2007 em levantamentos semelhantes realizados nas cidades de Goioerê, Iporã, Jandaia do Sul e Nova Londrina, no entorno de Maringá, quando se detectou uma média de 10% de compras pela rede mundial de computadores.

De acordo com a pesquisa, vale lembrar que além da compra realizada diretamente pela internet, foram detectadas situações em que o consumidor visitou a rede, pesquisou preço e foi até a loja estabelecida na cidade com a proposta impressa para negociar, o que também tem interferência junto ao comércio local. Dentre os motivos citados pelos entrevistados que efetuaram compras online, foram citados o preço, a comodidade, as condições de pagamento e a variedade dos produtos ofertados.

"A última pesquisa do perfil do consumidor de Maringá foi realizada em 2005. Na época não fazíamos essa pergunta aos entrevistados. Porém, passamos a incluí-la com o avanço do comércio eletrônico no Brasil que teve um crescimento anual de 40% em média", explica o consultor da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Marcelo Wolff.

Segundo o consultor, a procura dos consumidores pelas compras on-line é uma tendência irreversível, que deve ser observada pelos empresários do comércio varejista. "Os empresários que não estiverem de olho no comércio eletrônico, vão perder clientes. Esse dado deve ser encarado como um alerta", alerta o consultor.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias no Paraná






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